“Resultados do trabalho continuado”, por Duarte Nogueira

Artigos - 28/06/2018

Há quase um ano e meio, em janeiro do ano passado, jun­tamente com parte de nossa equipe, passei pela avenida Dr. Luiz Augusto Gomes de Mattos, no Jardim Jóquei Clube, e encontrei uma situação deplorável do pavimento daquela via. Alguns trechos nem tinham mais sinais de asfalto. Estavam em terra. Motoristas tinham até que invadir a calçada, em alguns trechos, para trafegar.

Logo após nossa passagem pelo local foi possível fazer uma regularização do pavimento, uma ação que melhorou consideravelmente a avenida, mas que foi emergencial e não definitiva. Nesta quarta-feira, dia 27, iniciamos o recapea­mento da via, para oferecer a solução adequada e duradoura para o problema. Recapeada, a avenida oferecerá tráfego mais confortável e seguro para quem a utiliza em seus deslocamen­tos.

Naquela região, ruas e avenidas próximas, no entorno do aeroporto Leite Lopes também ganham novo pavimento. Foram locais escolhidos em função do grande desgaste do pa­vimento. As vias deterioradas recebem obras que as renovam para o trânsito. Elas são, no entanto, parte de dezenas de ruas e avenidas que passaram ou passam por recapeamento nestes 18 meses de governo.

O trabalho planejado de acordo com prioridades esta­belecidas beneficia dezenas de bairros da cidade, de forma gradual, como é possível fazer. Desde o início sabíamos da impossibilidade de fazer tudo de uma vez. Tínhamos, no en­tanto, a certeza, a confiança de que com planejamento e muita dedicação cuidaríamos de todas as regiões da cidade, como acontece agora.

Desde o início, na avenida governador Lucas Nogueira Garcez, na zona Oeste, foram mais de 80 quilômetros de re­capeamento e pavimento novo na cidade e mais 120 quilôme­tros estão em execução ou já licitados para início das obras. Chegaremos aos 200 quilômetros em setembro deste ano. Neste período, vários foram os bairros que receberam asfalto novo. Todos com material de qualidade e boa realização dos serviços, para garantir durabilidade.

O recapeamento é um trabalho mais visível, porque a maioria dos motoristas utiliza as mesmas vias. Quando o recape acontece, todos percebem que o trabalho foi feito. Mas cuidamos também de outras áreas da administração pública, de forma coordenada, com a atenção voltada para todas as demandas.

Uma das frentes em que avançamos muito em 2018 foi o de zeladoria urbana. Ampliamos o corte de grama e re­colhimento de massa verde em praças, parques e avenidas, contratamos o corte e coleta de galhos de árvores da cidade. Estamos contratando serviços de tapa-buraco e de limpeza de bocas de lobo.

Também estabelecemos parcerias para nossos parques, que estão recebendo manutenção constante. Também re­cebem este trabalho, juntamente com a iniciativa privada, várias praças da cidade. Como o orçamento da prefeitura não consegue responder a todas as demandas, essas parcerias são importantes para que consigamos manter a cidade em ordem.

Além destas parcerias, temos buscado recursos de outras instâncias de governo. E encontrado boas respostas às nossas solicitações. Tanto pela qualidade dos projetos apresentados quanto pelo bom relacionamento com o Executivo e o Legis­lativo estadual e federal. Os nossos deputados têm trabalhado bastante pela cidade, assim como secretários e ministros têm autorizado recursos para as necessárias obras da cidade.

*Duarte Nogueira é prefeito de Ribeirão Preto (SP)

**Artigo publicado no jornal Tribunal de Ribeirão Preto – 28/06/2018

 

X
28/06/2018
Charges