Na semana em que FHC faz 80 anos, tucanos lembram seu legado

Ex-presidente faz aniversário neste sábado, dia 18

Acompanhe - 13/06/2011

Ex-presidente faz aniversário neste sábado, dia 18

Brasília (13) – Na semana em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completa 80 anos, homenagens e comemorações tomam conta do país. O presidente de honra do PSDB faz aniversário no próximo sábado, dia 18, e desperta em companheiros de partido, personalidades e cidadãos um sentimento de gratidão pelo legado deixado aos brasileiros. Até a presidente Dilma Rousseff prestou sua homenagem no site criado para comemorar a data. Na Câmara, tucanos também destacaram as conquistas do colega.

O deputado Eduardo Barbosa (MG) lembrou que, nos oitos anos em que governou o Brasil, Fernando Henrique trouxe um novo olhar para a política. “Ele traz um novo olhar de Estado ágil, preocupado com o crescimento sustentável e que identifica as ações fundamentais que não podem ser delegadas”, afirmou. “Temos muito orgulho de tê-lo tido como presidente e por ser do PSDB, um partido comprometido com o desenvolvimento, mas, sobretudo com a democracia e o funcionamento das instituições de forma autônoma e independente, o que é também um legado de Fernando Henrique”, acrescentou.

O deputado Reinaldo Azambuja (MS) lembrou-se da estabilidade econômica alcançada durante os mandatos do tucano. O parlamentar ressaltou que, durante a gestão de FHC, os brasileiros se livraram do fantasma da inflação, pois o então presidente geriu com “eficiência, de forma organizada e com redução de gastos”. “O Brasil tem que comemorar os 80 anos de Fernando Henrique pelo que ele significa para o nosso país como homem de credibilidade, um estadista que conseguiu debelar o mal que era a inflação, que corroía salários e empresas. Ele deixou a maior das heranças, que foi a estabilidade de uma moeda forte, o Real”, afirmou.

A estabilidade da economia também foi destacada pelo deputado Pinto Itamaraty (MA). “FHC representa a verdadeira democracia. Foi a partir de seu governo que o país verdadeiramente conheceu seu crescimento econômico e teve a inflação controlada”, disse. O parlamentar afirmou ainda que o correligionário investiu na educação. “A partir de seu governo, a educação teve um grande crescimento. Ele deixou para todos um legado importante”, afirmou.

As comemorações pelos 80 anos do ex-presidente tiveram início na última sexta-feira com um jantar para 500 convidados na tradicional Sala São Paulo, na capital paulista. No próximo dia 19, a Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) oferece um concerto em homenagem ao tucano. A Executiva Nacional do PSDB também prepara evento comemorativo para o final do mês. Já o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC) marcou para agosto a série de seminários FHC 80 anos. Palestrantes convidados falarão sobre temas políticos, sociais e econômicos do Brasil e da América Latina.

Veja mais no Diário Tucano – Foto: Paula Sholl

Temas relacionados:


X
13/06/2011
Charges