Atual política externa acelera acordo entre Mercosul e União Europeia

Notícias - 07/07/2017

Brasília (DF) – A política externa brasileira deu um salto sob a gestão do PSDB, possibilitando o avanço das negociações para um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, após longos 18 anos de negociações. Segundo o secretário do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Abrão Miguel Árabe Neto, a expectativa é que até a conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), marcada para dezembro, os principais pontos de negociação do acordo sejam definidos.

“Há um compromisso de esforços para que se tenha até a conferência ministerial em Buenos Aires em dezembro ao menos um acordo político, ou seja, um acordo sobre os principais pontos da negociação”, disse Árabe Neto. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Na próxima semana, representantes do Mercosul e da União Europeia vão realizar mais uma rodada de negociações em Bruxelas, na Bélgica, para definir as bases do acordo político. A partir daí, as áreas técnicas de cada parte começarão a desenhar os marcos legais do acordo, que será submetido a votação em cada parlamento dos Estados-membros do Mercosul e da União Europeia.


X
07/07/2017
Charges