Avança São Paulo: com 51,77% dos votos, João Doria é eleito governador

Notícias - 28/10/2018

O governo de São Paulo continuará sendo tucano por mais quatro anos. Após receber 51,77% dos votos válidos nas urnas, João Doria foi eleito governador do estado mais importante do Brasil. Para chegar ao cargo, o candidato do PSDB venceu Márcio França (PSB). Esta é a sétima vez seguida que o partido emplaca seu postulante ao Palácio dos Bandeirantes.

No início de sua carreira política, o tucano foi secretário de Turismo em 1983, presidente da Paulistur, cargos que ocupou no governo Mario Covas, e vice-presidente do São Paulo Convention & Visitor Bureau. Em 1984, João Doria foi um nome com grande influência na organização do movimento democrático “Diretas Já”.

Entre 1986 e 1988, já durante o mandato de José Sarney, Doria tornou-se presidente da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo. Em sua gestão, criou inúmeras campanhas como “Respeite o Turista” e “O Rio continua lindo”, depois que uma enchente assolou a capital fluminense.

Em 2001, João Doria filiou-se ao PSDB. Porém, concorreu ao seu primeiro cargo apenas em 2016, quando foi eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno em eleição histórica. Pela primeira vez, não houve segundo turno na capital paulistana. O tucano venceu em quase todas as zonas eleitorais da cidade, com 53,29% dos votos válidos.

Durante a campanha, Doria liderou todas as pesquisas de intenção de voto, tanto em primeiro quanto em segundo turno. Com plano de governo voltado para a resolução dos principais problemas de São Paulo, o tucano recebeu a confiança dos paulistas para, junto com o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), trazer evolução para o estado.

Reportagem Danilo Queiroz

X
28/10/2018
Charges