Capacitação e investimento são desafios da educação, diz Rose Modesto

Notícias - 06/02/2019
Foto: Alexssandro Loyola

A deputada Rose Modesto (MS) falou sobre educação no Programa Participação Popular da TV Câmara, que foi ao ar nesta segunda-feira (4). Ela detalhou a experiência como professora e destacou algumas ações nesse setor, como bibliotecas em braile, e afirmou que será atuante nesta área durante seu mandato.

A parlamentar, que é bacharel em história, tem vasta experiência nas redes municipal e estadual do Mato Grosso do Sul. Segundo ela, um professor deve saber como motivar o aluno, incentivando a leitura e estimulando seu conhecimento com elementos musicais, paródias e relatos de suas percepções. “Eu acho que o caminho para podermos motivar principalmente a juventude deveria ser esse, juntamente com melhorar as bibliotecas, os acervos, e treinar e capacitar bibliotecários”, disse.

Sobre bibliotecas em braile, a parlamentar diz que é possível fazer, pois já existe lei que abraça essa proposta. “A legislação da acessibilidade já existe e nós temos que colocar em prática. É hora de pensar em investimentos e projetos. É preciso ter sensibilidade de pensar nessas áreas, acho que todo parlamentar tem essa obrigação”, apontou.

Entre outros assuntos abordados pela parlamentar tucana, ela citou os desafios da educação, como a capacitação e formação de profissionais, priorização da área aos governos locais e federal e o possível fim do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2020. Ela afirma que essa luta necessita atenção. “Se já está difícil conseguir alcançar objetivos já pactuados com o investimento que existe hoje, imagina diminuir isso. Então eu acho que esse é o grande desafio”, concluiu.

Reportagem: Cristiane Noberto do PSDB na Câmara

Temas relacionados:

X
06/02/2019
Charges