Cássio Cunha Lima defende inclusão de educação ambiental nas escolas

Notícias - 24/10/2018
Foto: Gerdan Wesley

Está em tramitação o Projeto de Lei do Senado (PLS) 221/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que inclui a educação ambiental como disciplina específica no ensino fundamental e médio. O PLS também propõe alteração na Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação, para tornar a educação ambiental uma disciplina obrigatória.

Na justificativa do projeto, Cássio Cunha Lima afirma que no Brasil a ameaça à biodiversidade está presente em todos os biomas. “Alguns dos efeitos nocivos observados são a degradação do solo, a poluição atmosférica e a contaminação dos recursos hídricos”. O autor atribui a degradação do meio ambiente ao desenvolvimento desordenado das atividades produtivas.

No documento, é exposto que o enfrentamento da problemática deve ser pautada na conscientização da sociedade. “A proteção ambiental é um dever tanto do Poder Público quanto da sociedade. E, para avançarmos em busca de um Brasil sustentável, é preciso que sejam ofertadas à população informações e educação condizentes, pois sem educação ambiental de qualidade não há conscientização acerca da importância de um meio ambiente sadio”.

Atualmente, a educação ambiental não é tratada como disciplina específica e obrigatória nas escolas.

O PLS hoje está em tramitação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte aguardando parecer da relatoria.

Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão

X
24/10/2018
Charges