Com 45 anos de vida pública, Vanderlei Macris tentará se reeleger como deputado federal

Notícias - 29/08/2018

Com atuação de excelência durante seu mais de 45 anos de vida pública, Vanderlei Macris aposta em sua experiência na vida pública para se candidatar pelo PSDB a uma cadeira como deputado federal no Câmara dos Deputados. Habituado como liderança política de São Paulo, o tucano espera poder continuar contribuindo em busca de melhorias para a população brasileira.

Paulista de Americana, interior de São Paulo, Vanderlei Macris nasceu em 20 de maio de 1955. O tucano iniciou sua história política aos 22 anos, quando se tornou o vereador mais jovem de sua cidade natal. Macris exerceu o mandato por dois anos e, em 1974, decidiu sair candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sendo eleito deputado estadual com 24.296 votos.

Atuou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) por sete mandatos e foi eleito presidente da Casa em 1999. Durante sua passagem pelo parlamento paulista, elaborou diversos projetos importantes que se tornaram lei, como a criação da Comissão de Fiscalização e Controle, dando mais transparência ao legislativo paulista. Com seu trabalho de destaque, foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin para ser líder de seu governo na Assembleia de 2002 a 2005.

Em 2006, foi eleito pela primeira vez deputado Federal pelo PSDB-SP, ingressando assim no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, lutou por diversas conquistas fundamentais como a implementação da Lei da Ficha Limpa. Recentemente, apresentou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01, que determina aumento dos investimentos do Governo Federal na área da Saúde.

Macris participou ativamente da fundação do PSDB ao lado de grandes líderes como Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin. Atualmente, o tucano é o 1º vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados e membro das comissões permanentes de Fiscalização Financeira e Controle e de Viação e Transportes da Câmara.

Pela sua coerência e contribuição importante na história recente do Brasil, Macris é destaque como um dos parlamentares mais atuantes, recebendo reconhecimentos da Revista Veja, do site Congresso em Foco e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Também foi eleito, entre todos os deputados e senadores, como um dos melhores representantes públicos pelo site de iniciativa popular Ranking dos Políticos.

Reportagem Danilo Queiroz

X
29/08/2018
Charges