Com 59% dos votos válidos, Eduardo Leite lidera pesquisa para governo do RS

Notícias - 18/10/2018
Foto:n Divulgação

O candidato do PSDB Eduardo Leite lidera as intenções de voto na primeira pesquisa do Ibope sobre o segundo turno para o governo do Rio Grande do Sul. Realizado entre domingo (14) e terça-feira (16), o levantamento apontou o tucano com 59% das intenções de votos válidos contra 41% do segundo colocado, o atual governador José Ivo Sartori (MDB). As informações são do portal G1 desta quarta (17).

De acordo com a pesquisa, 36% dos eleitores afirmaram que votariam no tucano “com certeza”, enquanto apenas 26% disseram o mesmo de Sartori. O atual governador também possui um alto índice de rejeição (36%), quando o eleitorado diz que não votaria no candidato “de jeito nenhum”.

Na modalidade estimulada – contabilizados os votos totais, incluindo brancos, nulos e abstenções -, Leite tem 52% das intenções de voto e Sartori, 36%. Brancos e nulos são 8%. Não sabe ou não respondeu, 4%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 63 municípios gaúchos.

*Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
18/10/2018
Charges