Após audiência solicitada por tucano, Celpe e Caixa retomam diálogo sobre pagamento em lotéricas

Notícias - 04/07/2018

A suspensão do pagamento das contas de energia nas casas lotéricas em Pernambuco e outros estados do país foi debatida em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal nesta terça-feira (3), por solicitação do deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE). O tucano redobrou apelo à Celpe (Grupo Neoenergia) e à Caixa para que cheguem num acordo retomando o pagamento das contas de energia nesses estabelecimentos. Dos lotéricos e da Caixa, o aceno foi positivo.

“Continuamos abertos à negociação. Hoje, a Caixa tem proposta a ser apresentada ao Grupo Neoenergia”, afirmou o superintendente Nacional de Produtos da Caixa, Mário Augusto, ressaltando que o banco, inclusive, ofereceu à distribuidora o escalonamento do reajuste no valor dos boletos como aconteceu com outras empresas em outros estados brasileiros.

O Grupo Neoenergia não enviou representante à audiência. No entanto, esteve presente o diretor da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marco Delgado, que se mostrou disposto a ajudar na busca do entendimento.

Betinho Gomes reforçou que as empresas distribuidoras de energia “claramente não se prepararam para oferecer um ambiente adequado ao recebimento das contas de luz”. “Foi algo muito improvisado”, segundo o parlamentar. Por outro lado, o deputado destacou que a postura da Caixa também “inviabilizou o debate, ao propor um aumento de 70% nas taxas cobradas para este tipo de serviço”. “E a população e os lotéricos estão no meio desse processo”, lamentou.

O deputado não descartou a possibilidade de a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara estudar caminhos jurídicos cabíveis para reforçar “a luta do consumidor” caso seja necessário.

X
04/07/2018
Charges