Defensor da saúde do povo cearense, Raimundo Gomes de Matos buscará novo mandato como federal

Notícias - 30/08/2018

Com vários anos dedicados à vida pública, Raimundo Gomes de Matos concorrerá a mais um mandato como deputado federal. A longa trajetória política concedeu ao tucano grande conhecimento sobre as necessidades da população cearense. Médico por formação, sempre se preocupou com a saúde do estado e atuou em diversas frentes do setor durante a vida pública.

Natural de Fortaleza, capital do Ceará, Raimundo Gomes de Matos nasceu em 30 de março de 1951. Em 1973, licenciou-se em ciências e matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No mesmo ano, ocupou o cargo de professor de biologia no Colégio Estadual Anchieta e na Escola São José em Fortaleza. Em 1982, se formou em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na sequência, iniciou sua vida pública ao assumiu o comando de coordenação do Programa de Assistência (Proais), da Secretaria Municipal de Saúde de Maranguape, Ceará. Posteriormente, se elegeu vice-prefeito do município. Em novembro de 1988, elegeu-se prefeito da cidade cearense. No ano de 1989, filiou-se ao PSDB, assumindo a presidência do diretório municipal do partido.

Entre 1992 e 1994, o tucano dirigiu ainda o 1º Departamento Regional de Saúde e o Departamento de Informática da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Raimundo também foi membro do Conselho Estadual de Assistência Social, durante o governo de Tasso Jereissati no estado.

Em sua primeira candidatura ao Congresso Nacional, foi eleito suplente de deputado federal no pleito eleitoral de 1994. Assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em 1997, ocupando uma vaga renunciada. O bom trabalho no curto período na Casa garantiu uma reeleição ao tucano em 1998.

Em 2003, se licenciou do mandato como federal para voltar ao estado natal e atuar no Executivo cearense como Secretário de Estado de Ação Social do governo Lúcio Alcântara. Retornou à Câmara dos Deputados em 2006 e no mesmo ano e alcançou nova reeleição como representante de seu estado em Brasília.

O bom trabalho realizado nos mandatos credenciou Raimundo Gomes de Matos para outras duas reeleições, em 2010 e 2014. Durante as legislaturas, se destacou com atuações na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional e também na Comissão Permanente de Seguridade Social e Família.

Também foi membro da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social. Em 2009, como integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde, teve aprovada a Proposta de Emenda à Constituição 391/09, de sua autoria, que instituiu a definição, por lei, de piso salarial nacional e plano de carreira para a categoria.

Reportagem Danilo Queiroz


X
30/08/2018
Charges