Defensor dos interesses rurais, Domingos Sávio tenta reeleição como federal

Notícias - 14/09/2018
Amplamente premiado por sua atuação na Câmara dos Deputados, Domingos Sávio busca se reeleger para o seu terceiro mandato como deputado federal. Sempre atuante no meio rural, o tucano ficou marcado no Congresso Nacional por ser um defensor das causas do meio e por atuar em diversas comissões da área, viabilizando recursos para o desenvolvimento dos sindicatos.
Domingos Sávio Campos Resende nasceu em São Tiago, Minas Gerais, em 25 de março de 1957 e mudou-se com os pais para Belo Horizonte aos 10 anos de idade. Sempre estudando em escolas públicas, formou-se como Médico Veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se destacou como líder estudantil, iniciando assim sua vida política.
Formado, passou a viver em Divinópolis, onde exerceu a profissão e atuou como presidente do Sindicato Rural, da Cooperativa Agropecuária da cidade e da Cooperativa de Crédito Rural (Crediverde). Iniciou sua trajetória política em 1992, quando foi eleito vereador. Em 1994, passou a exercer as funções de presidente da Câmara Municipal. No pleito eleitoral de 1996, Domingos mostrou ter a confiança do eleitorado de Divinópolis e foi eleito prefeito.
Em 2002, ingressou na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, ocupando uma cadeira de deputado estadual. No cargo, Domingos foi o autor da  proposta de fim do sigilo bancário para políticos detentores de cargos efetivos no estado mineiro. À favor da transparência, abriu suas próprias contas. O trabalho exemplar executado pelo tucano no cargo garantiu sua reeleição em 2006, quando teve a preferência de quase 100 mil eleitores mineiros
Nas eleições de 2010, Domingos Sávio voltou a registrar uma votação expressiva e chegou ao cargo de deputado federal. Ao todo, foram 143.113 votos nas urnas. Já em sua primeira legislatura, o tucano passou a ser reconhecido como um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional. Em 2014, se tornou Líder da Minoria na Câmara dos Deputados., sendo responsável por coordenar os partidos de oposição ao Governo Federal.
Nesse período como parlamentar em Brasília, o tucano atuou como relator da Lei Rouanet e integrou diversas comissões parlamentares de diversos projetos de lei. Atualmente, é membro titular das pastas de Viação e Transporte e da Subcomissão Permanente da Política Agrícola, além de ser suplente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
No mesmo ano, foi reeleito como parlamentar da Casa com 143.901 votos, sendo o segundo mais votado dentro do PSDB/MG e escolhido nas urnas em mais de 600 municípios mineiros. Em 2015, foi o oitavo parlamentar mais bem avaliado pelo portal “Congresso em Foco”. Por três anos, o tucano ficou entre os “cabeças” do Congresso Nacional, de acordo com levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP).
Desde junho de 2015, Domingos Sávio é presidente do Diretório do PSDB de Minas Gerais, tendo sido eleito de forma consensual e unânime dos convencionais, com o apoio de todos os deputados estaduais e federais eleitos pela sigla e de parceiros políticos do partido. Agora, busca emplacar seu terceiro mandato como parlamentar na Câmara dos Deputados em Brasília e continuar defendendo os interesses ruralistas.
Reportagem Danilo Queiroz 

Temas relacionados:

X
14/09/2018
Charges