Depois de encontro, PSDB-Mulher comemora a capacitação

Notícias - 19/08/2017

Mais de cem vereadoras do Norte e Nordeste do país se reuniram, por dois dias, no encontro de capacitação, promovido pelo PSDB-Mulher, em Maceió (AL). Elas representaram as 250 vereadoras da região. A presidente do PSDB-Mulher, Solange Jurema, destacou como o intercâmbio de experiências colabora para o aperfeiçoamento das ações públicas de forma efetiva.

“A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, mostrou como se pode fazer uma gestão moderna, diferente e com uma administra comprometida e que nos encanta”, ressaltou Solange Jurema.

Das 704 vereadoras do PSDB, as mulheres do Nordeste e Norte compartilham as dificuldades com a falta de verbas e infraestrutura para executar uma série de políticas públicas. Porém, mesmo com essas barreiras, o saldo pode ser positivo, segundo Solange Jurema.

Dinheiro

“Quando se tem vontade, é possível fazer sem dinheiro. Sempre arranja uma maneira de melhorar sua comunidade”, disse a presidente do PSDB-Mulher. “Muita gente se acomoda com a crise e diz ‘não tenho dinheiro’ e ‘não me dão oportunidade’ e com isso ficam quietinhas no seu canto. É preciso ser proativa e fazer a coisa acontecer.”

Nos últimos dias 18 e 19, as vereadoras assistiram a palestras do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e dos deputados federais Rodrigo Cunha (PSDB), Pedro Vilela (PSDB), e Yeda Crusius  (PSDB), além de especialistas em administração pública e comunicação.

Ex-presidente do PSDB-Mulher e prefeita da Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira (PSDB), defendeu a permanente sensibilidade para as demandas da comunidade. “O que o cidadão quer? Ele não quer mais brigas e disputas. Ele quer ter os problemas da sua cidade resolvidos. Ele quer ver os problemas que o afligem no dia a dia, como saúde, educação,  infraestrutura e  segurança sejam solucionados e com qualidade”, resumiu ela.

Humildade

No sétimo mandato como vereadora em Loreto (MA), Maria da Conceição Barros Lopes (PSDB), disse que a solução para resolver impasses e problemas é simples. “É preciso humildade e trabalhar em prol das pessoas que você convive. É preciso ajudar sua cidade nas questões referentes à saúde, educação e querer ver de perto os problemas. É preciso ter muita disposição para ajudar naquilo que é necessário”, disse.

Para Maria da Conceição, os cursos de capacitação são excelentes e um trabalho que deve ser mantido. “Toda vez é um aprendizado diferente. A troca de experiência é importante para que a gente possa implementar no nosso município o que deu certo em outros”, afirmou.

Em seguida, a vereadora mais antiga do PSDB do Nordeste elogiou: “O apoio que o PSDB-Mulher me dá faz com que eu me sinta segura sobre todas as ações e me ampara quando surge uma necessidade. A gente se sente mais fortalecida quando conhecemos pessoas que lutam pela mesma coisa que nós”.

 


X
19/08/2017
Charges