Ruy Carneiro foi o primeiro parlamentar a se posicionar contra o nepotismo em Casas Legislativas

Notícias - 10/10/2018
Foto: divulgação

Eleito com mais de 61 mil votos para deputado federal, Ruy Carneiro irá representar a população paraibana na Câmara dos Deputados. Dentre suas bandeiras, se destaca a luta contra o nepotismo. Ruy foi o primeiro parlamentar do Brasil a se posicionar oficialmente contra o ato em Casas Legislativas do país.

As bandeiras abraçadas pelo recém-eleito a deputado federal independem de serem originadas de seus projetos. Ele acredita que o importante é a relevância das demandas, entretanto, democracia, saúde, juventude e esportes são bandeiras que tiveram destaque em sua vida política.

Ruy já possui mais de 20 anos de serviços prestados à Paraíba. Sua carreira política teve início em 1993, quando ocupou o cargo de vereador até o ano de 1999. Após os mandatos, foi a vez de exercer o ofício de deputado estadual, também durante três mandatos. Em 2010 serviu ao município como Chefe da Casa Civil da prefeitura Municipal e ao estado como Secretário da Juventude, Esportes e Lazer.

Dentre os projetos de sua autoria, o que mais se destaca é a Nova lei Seca, cuja qual ele é co-autor. A lei, com punição mais severa, tem diminuído a quantidade de acidentes e até de motoristas alcoolizados.

A causa mais famosa pela qual o político já lutou foi o combate ao câncer. Ruy é o parlamentar paraibano que mais destinou emendas para pesquisa, tratamento e para aparelhos de hospitais.

Ruy chama a atenção por ter sido o primeiro parlamentar a ter recusado o 14º e 15ª salário. Ele acredita que os benefícios são injustos com o contribuidor brasileiro que recebe até o 13º salário. Ele abriu mão também do reajuste do cotão indenizatório — verba recebida por parlamentares – sendo o único paraibano a ter tal atitude.

Projetos

Ruy Carneiro, enquanto deputado estadual, apresentou um projeto que buscava instituir a Política Estadual de Mudanças Climáticas. Ruy acreditava, à época, que havia falta de discussão sobre o tema na esfera política. Para ele, questões climáticas não poderiam ficar somente no âmbito científico.

Em 2008, Ruy aprimorou um programa existente na Paraíba, o Bolsa Atleta, que contempla atletas com renda para que possam se dedicar exclusivamente ao esporte. Com o projeto, foram criadas dentro do programa as Bolsas Estudantis, Bolsas Institucionais, Rendimento Nacional e Rendimento Internacional, obtendo como resultado quase o dobro de contemplados.

Apontado duas vezes pela revista Veja como um dos melhores parlamentares do Brasil, Ruy Carneiro acredita que o parlamentar representa a população e, por isso, afirma que ouvir e debater com as pessoas é de extrema importância.

Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão

X
10/10/2018
Charges