Doria anuncia no Vale do Paraíba projeto para modernizar sistema prisional

Notícias - 30/08/2018
João Dória na 14 ª Convenção Nacional do PSDB, Brasília, 09/12/2017 – Foto George Gianni/ObritoNews

Candidato do PSDB ao Governo do Estado de São Paulo, João Doria esteve nesta quinta-feira (30) na região do Vale do Paraíba e, em entrevista à imprensa local, anunciou projeto para modernizar o sistema prisional paulista. A proposta é que os presídios sejam construídos e operados pela iniciativa privada, como já acontece nos Estados Unidos e em uma penitenciária em Minas Gerais.

Doria lembrou que São Paulo tem a maior população carcerária do Brasil, com mais de 250 mil criminosos cumprindo pena. Em função disso, o sistema deve estar em constante aprimoramento, e exemplos que deram certo dentro e fora do país vão servir de modelo para estas mudanças.

“Vamos ter um novo sistema com novos complexos seguindo o modelo americano. Nele, o Estado e o município entram com a área e a iniciativa privada faz o investimento, a montagem, estruturação, engenharia e a operacionalização do presídio. Apenas na área externa há o policiamento militar”, afirmou.

Doria lembrou que sistema semelhante foi adotado em um presídio em Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Ele foi construído e é operado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e chama a atenção pela tecnologia, com centenas de câmeras de monitoramento espalhadas pelo complexo, além de outras medidas que aumentam a segurança.

Outra medida incentivada pelo Governo João Doria será a realização de videoconferência nas audiências com o judiciário, o que pode reduzir os policiais utilizados nas escoltas e aumentar a presença deles nas ruas.

O candidato do PSDB detalhou outros planos que têm para a região na área de segurança pública, como a implantação de um novo BAEP em Taubaté. “Vamos implantar um novo BAEP, o Batalhão Especial da Polícia Militar, o mesmo que já existe aqui em São José dos Campos, teremos um novo em Taubaté, com 300 policiais militares treinados pela Força Tática da PM, que é a melhor Força Tática do Brasil, e estarão fortemente armados, preparados, treinados e em condições de policiamento na rua”, disse.

Caso eleito, o Governo Doria criará sedes regionais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Na região do Vale do Paraíba, o objetivo é implantá-lo em São José dos Campos. O departamento combate o crime organizado, com destaque para roubos de veículos, de carga e estabelecimentos bancários (incluindo caixas eletrônicos) e extorsão mediante sequestro.

Também haverá maior integração entre as polícias e as guardas municipais. “Com isso, teremos melhores condições de integração de comunicação, de inteligência policial e de logística para combater a criminalidade e melhorar as condições de segurança para a população”, afirmou.

O Governo Doria fará ainda investimentos pesados em tecnologia para a segurança pública. Será implantado em regiões do Estado o programa de monitoramento por drones já existente na capital paulista. Com os equipamentos, é possível, por exemplo, transmitir imagens ao vivo para o Copom e evitar crimes em andamento. Serão instaladas ainda câmeras em áreas onde a incidência do crime é mais frequente.


X
30/08/2018
Charges