Escolhido há seis anos consecutivos o melhor deputado federal do Ceará, Danilo Forte busca reeleição

Notícias - 22/09/2018
Foto: Alexsandro Loyols

Danilo Forte, cearense, é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Eleito em 2010, seu primeiro mandato foi como deputado federal, reelegendo-se em 2014. Durante a faculdade, Forte engajou-se em movimento estudantil que lutou contra a ditadura. Participou também da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde foi diretor. Foi também secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e militante do movimento pelas Diretas Já.

Em 2003, Danilo compôs a assessoria da Liderança do Governo na Câmara Federal, coordenando a área de execução orçamentária. Trabalhou também na Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais. O deputado chegou à Diretoria Executiva da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) em 2005 e dois anos depois assumiu a presidência do órgão, onde desenvolveu ações de abastecimento de água, casas de alvenaria para o controle da doença de Chagas, construção de aterros sanitários e saneamento.

Em seu primeiro mandato como deputado federal do Ceará, fez parte de comissões técnicas do Congresso Nacional, como a Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJ), e a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

No segundo mandato, tornou realidade o Orçamento Impositivo e aumentou em 1% o Fundo de Participação dos Municípios. Fez parte da Comissão Especial da Câmara para discutir a PEC 344/2013, que tratava da Reforma Política, e foi eleito presidente da Comissão Especial da Câmara. Além disso, atua trabalhando pela interiorização do ensino superior.

Danilo Forte também é presidente da comissão especial que discute um novo Código Penal. O deputado acredita na necessidade de alterações nas leis para o combate da violência e da sensação de impunidade.

Ao longo de seus mandatos, o tucano integrou uma gama de Comissões Especiais, além de Comissões Externas. Atualmente, participa de Comissões Permanentes como a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

Há seis anos Danilo Forte tem sido escolhido o melhor deputado federal do Ceará pelo Prêmio Melhores da Política e da Administração Pública e Social.

Ana Clara Arantes, estagiária sob supervisão

X
22/09/2018
Charges