Espanha aposta na recuperação econômica do Brasil

Brasília (DF) – Em meio à retomada do crescimento econômico brasileiro, a Espanha aposta em um cenário positivo para o país. Como reflexo das medidas positivas que vêm sendo adotadas pela equipe econômica do governo federal, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, chega ao Brasil no próximo domingo (23) com uma mensagem de confiança na recuperação da economia e de compromisso de longo prazo dos investimentos ibéricos no país.
De acordo com o jornal Valor Econômico desta quinta-feira (20), o premiê virá acompanhado dos presidentes de 12 grande empresas espanholas, boa parte delas já com investimentos no Brasil. O grupo deve se reunir com o presidente Michel Temer na segunda (24) e, em seguida, participar de um fórum empresarial em São Paulo que contará com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito João Doria (PSDB), além de cerca de 150 pequenas e médias companhias.
Com um estoque de US$ 64 bilhões, a Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Para o embaixador espanhol no país, Manuel de la Cámara Hermoso, apesar de a crise brasileira ter diminuído o apetite dos países e criado uma certa precaução nos conselhos de administração das empresas, a percepção fundamental é de que “existe engajamento nas reformas necessárias”.
“A mensagem clara é que nossos investimentos são de longo prazo e ninguém em sã consciência pode excluir o Brasil do cardápio”, afirmou.
Parceria
Segundo a reportagem, uma nova parceria empresarial é “concreta” e vai ser anunciada por Rajoy. O objetivo é criar uma joint venture (empreendimento conjunto) entre a Telebrás e a espanhola Isla Link para o lançamento do primeiro cabo submarino de telecomunicações, destinado ao tráfego de voz e dados, ligando diretamente Brasil e Europa.
Orçado em US$ 185 milhões, o projeto deve entrar em operação até 2019. Quase todo o tráfego entre as duas pontas passa pelos Estados Unidos atualmente, o que limita a capacidade de transmissão de dados e aumenta a vulnerabilidade das comunicações.
Na avaliação do subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais do Itamaraty, Fernando Simas, inúmeras outras parcerias estão no radar dos países. “É uma visita que promete reacender a corrente de comércio e de investimentos”, avaliou.
*Clique aqui para ler a íntegra da matéria.