Saúde- 20/04/2017

Fábio Sousa quer dobrar pena para quem usar internet para instigar suicídio

O deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO) apresentou, na Câmara Federal, um projeto de lei que dobra a pena para quem utilizar a internet para induzir outras pessoas ao suicídio. Esse projeto é uma resposta ao “jogo da Baleia Azul”, que tem circulado no universo digital estimulando jovens a cumprir desafios, sendo o último tirar a própria vida.

O Código Penal determina reclusão de um a seis anos para quem instigar alguém ao suicídio, sendo um a três caso a tentativa resulte em lesão corporal grave, e dois a seis se o suicídio for consumado.

A proposta de Fábio Sousa é dobrar esta penalidade quando a internet for usada para induzir tal ato. “A internet potencializa o alcance da instigação ao suicídio, torna a viralização mais fácil, principalmente entre jovens, como é o caso do ‘jogo da Baleia Azul’”, justificou o autor da proposta.

Fábio Sousa lamenta que a internet seja usada para uma finalidade tão prejudicial à sociedade. “O universo digital beneficia muito a humanidade, mas infelizmente também pode ser usado como ferramenta para que crimes sejam cometidos”, comentou Fábio Sousa.

* Da Assessoria do deputado Fábio Sousa

X
18/07/2017