Firmino apresenta Lagoas do Norte em Estocolmo

Notícias - 30/08/2017

O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), apresentou, nesta quarta-feira (30), o projeto Lagoas do Norte a líderes e gestores de vários países que participam da Semana Mundial da Água, em Estocolmo, Suécia. A convite do Banco Mundial, Firmino Filho levou a experiência multissetorial implementada em Teresina, numa abordagem integrada para o saneamento e urbanização de áreas sujeitas a riscos ambientais.

Na presença de especialistas e autoridades, Firmino Filho destacou a profunda transformação pela qual passou a área das lagoas da zona norte, antes degradadas pelo acúmulo de lixo e pela ocupação desordenada do seu espaço.

“Essa era uma região em que tradicionalmente a população sofria com enchentes. O projeto Lagoas do Norte contemplou, em sua primeira fase, todas as intervenções necessárias para que fosse possível essa transformação”, disse ele, informando sobre as obras de drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos, sistema viário, mobilização comunitária, cultura, educação, esportes e lazer foram realizadas e, hoje, a região é livre de enchentes, a população tem qualidade de vida.

Em seguida, o prefeito acrescentou que: “Neste evento o Banco Mundial está fazendo um conjunto de apresentações sobre os seus vários projetos pelo mundo”. “É com grande orgulho que Teresina está aqui representada. Estamos aqui falando sobre a implementação do projeto Lagoas do Norte em sua primeira fase, sobre a concepção desse projeto, e é importante destacar que o Lagoas é um dos mais bem sucedidos projetos multissetoriais integrados que o Banco Mundial tem implementado no mundo como um todo”, afirmou.

Firmino Filho ressaltou que o projeto foi organizado com por técnicos da cidade de Teresina e participação da população. “É uma grande alegria poder estar aqui representando esse projeto, que eu tive a alegria de ver nascer e estou tendo a oportunidade de ver seu crescimento e seu reconhecimento internacional. É importante esse reconhecimento porque ele poderá nos alavancar novas formas de financiamento, novos projetos para o futuro”, disse ele.

O exemplo de sucesso do Lagoas do Norte foi citado não apenas pelo prefeito, mas também durante a sessão do Banco Mundial. A direção do banco mencionou a perspectiva integrada do projeto como um exemplo de abordagem da questão do saneamento.

“Um ponto importante é que o Lagoas do Norte é tratado como um exemplo para o mundo todo pelo Banco Mundial. O diretor do banco mencionou o projeto e o prefeito participou de um painel. Terá outra discussão amanhã e a perspectiva do banco é trabalhar projetos integrados, como o Lagoas, um dos poucos exemplos bem sucedidos nisso”, destacou o secretário de Planejamento, Washington Bonfim.

o evento para fazer contatos com instituições com as quais a Prefeitura pode firmar parcerias. “Tivemos aqui mesmo o contato com várias outras instituições de renome internacional como o Instituto Internacional da Água, que nos permitirá acesso a novas conexões para levar mais investimentos à cidade de Teresina”, finaliza Firmino.

Nesta quinta-feira (31), Firmino Filho participará de um outro momento do evento. “Amanhã nós teremos outra apresentação, discutindo não apenas questões teóricas, mas também fazendo uma exposição da evolução da implementação do Lagoas do Norte, desde a sua concepção, como suas principais conquistas dessa primeira fase, como também sobre o que está previsto nesta segunda fase, que é bem maior que a primeira. Portanto, amanhã teremos mais um dia de trabalho para que possamos mostrar ao mundo aquilo que de bom estamos fazendo na nossa cidade”, comentou.

*Com informações do Portal da Prefeitura de Teresina.


X
30/08/2017
Charges