Franco Montoro é homenageado pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Notícias - 23/10/2019

Com a presença de políticos, familiares e amigos, foi realizada uma sessão solene para homenagear o político e jurista André Franco Montoro, cuja morte completou 20 anos. Montoro foi um dos fundadores do PSDB, autor da frase simbolizou a criação do partido, em 1988: “Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido“.

Bruno Araújo entregou cópia da ata de fundação do PSDB com a assinatura de Franco Montoro

A homenagem foi realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo e contou com a presença do governador João Doria, do ex-governador Geraldo Alckmin, do presidente da Casa, deputado estadual Cauê Macris, e do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Macris abriu a cerimônia e falou do legado político em especial pela construção e manutenção da democracia do país. “Eu tenho um orgulho muito grande de ocupar a cadeira de presidente da Assembleia que já foi de André Franco Montoro, uma pessoa referência, que governou nosso Estado, foi senador, ministro, um artífice das Diretas Já”, afirmou o parlamentar.

Montoro foi presidente na Casa Legislativa entre os anos de 1955 e 1957. Além de deputado estadual, foi deputado federal, senador e governador de São Paulo.

A deputada Carla Morando (PSDB) propôs a homenagem. “Um dos principais personagens na redemocratização do Brasil atuando na luta das Diretas Já.”

Montoro na fundação do PSDB

A homenagem foi prestada na pessoa de Ricardo Montoro, filho de Franco Montoro. Para ele essa celebração é um despertar para um momento de consciência. “O Brasil precisa de pessoas com a responsabilidade social, com a visão política e com a coragem que o meu pai teve”, declarou.

O ex-governador Geraldo Alckmin o vê como um exemplo de grande política. “É um exemplo para todos nós e nesse momento da vida brasileira é muito importante relembrar figuras da estatura do Franco Montoro, um homem humilde, ele era um servidor”.

O atual governador do Estado, João Doria, compartilhou momentos que passou com o homenageado da noite e afirmou que ele se foi cedo demais. “Eu tive esse privilégio de conviver com ele até seus últimos dias e quero dizer para vocês que o Montoro faz falta, muita falta”.

Estiveram presentes também a deputada Dra. Damaris Moura, o deputado Itamar Borges, o prefeito de São Bernado do Campo, Orlando Morando, e o ex-presidente nacional do PSDB, José Aníbal.

(*) Com informações da Alesp 


X
23/10/2019
Charges