Governo de SP anuncia reforço na área da segurança pública de Ribeirão Preto

Notícias - 30/04/2019
Foto: Fernando Gonzaga

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nessa segunda-feira (29), durante a Agrishow, medidas para beneficiar a população de Ribeirão Preto. A primeira delas será a implantação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) para o mês de outubro e a construção da nova sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), com inauguração prevista para julho de 2020.

“Nós vamos ter a unificação, tanto da Polícia Civil como da Polícia Militar, gradualmente. Essa soma irá melhorar a situação da segurança pública nos municípios e também no campo. Vai melhorar especificamente aqui em Ribeirão Preto e toda a região. Primeiro com o Baep, com mais de 280 policiais treinados no padrão da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), com novos armamentos, veículos, motocicletas, drones e ação integrada com a Polícia Civil”, contou Doria.

O governador ainda ressaltou que quando o Estado inaugurar o Copom, as ações serão ainda mais fortalecidas com a integração dos serviços de inteligência da polícia.

“A vantagem desta integração é que ela previne o crime, atua antes do crime ocorrer e prende o bandido antes dele executar o crime. Portanto, melhora muito a eficiência. Porém, a pronta resposta que é ação nas ruas, esta será sentida já a partir de outubro com o Baep e com a ampliação das bases comunitárias da PM, com o investimento em tecnologia e equipamentos”.

Despachos

O governador Doria também assinou decretos e protocolo de intenções, firmando compromisso com a cidade e com o prefeito Duarte Nogueira. Um dos documentos institui o Programa Rotas Rurais (identificar e mapear vias de acessos às propriedades rurais) e  também o Protocolo de Intenções, celebrado entre o governo do Estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), visando o fortalecimento da agropecuária paulista por meio do estímulo ao desenvolvimento científico. O controle do jávali, animal exótico que tem causado prejuízo aos produtores rurais e ao meio ambiente, também será combatido pelo Estado.

Bom Prato

Outro anúncio foi que a cidade de Ribeirão Preto terá uma segunda unidade do Bom Prato, a ser inaugurada no primeiro semestre de 2020, com previsão de servir diariamente 300 cafés da manhã e 1.400 almoços. A entidade responsável pelo gerenciamento do equipamento é o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania. Ribeirão Preto já conta com um Bom Prato, que serve diariamente 300 cafés da manhã e 1.750 almoços e já serviu mais de 5 milhões de refeições desde sua inauguração, em novembro de 2005.

“Nós queremos viabilizar esta unidade do Bom Prato no menor tempo possível, com o apoio do setor privado, como já acontece em São Bernardo do Campo, onde inauguramos um Bom Prato 24 horas, dia e noite, com café da manhã, almoço e jantar. Conseguimos fazer isso porque o setor privado ajudou e aqui nós estamos caminhando também com esse objetivo”, afirmou Doria.

Com informações da assessoria de imprensa do Governo de São Paulo


X
30/04/2019
Charges