Governo Pimentel abandona 19 ambulâncias novas e prejudica a população de 103 municípios

Saúde - 16/02/2017

governo-de-minas-investe-mais-de-r-6-milhoes-no-transporte-em-saudeEm meio ao caos vivido pela saúde público em todo o Estado de Minas Gerais, o governo do petista Fernando Pimentel abandonou 19 ambulâncias do Samu, que deveriam atender a população de nada menos do que 103 municípios. De acordo com reportagem do jornal O Tempo, publicada nesta quinta-feira (16/02), os veículos, estão parados desde novembro de 2015 (portanto, há mais de um ano).

As ambulâncias, que foram adquiridas para serem utilizadas no processo de regionalização do Samu e são destinadas à chamada Região Ampliada de Saúde Centro, custaram quase R$ 3 milhões aos cofres públicos, mas nunca prestaram socorro a nenhum paciente.

De acordo com a matéria, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os veículos só devem começar a prestar serviços à população daqui a oito meses, em outubro, quando estarão prestes a completar dois anos de abandono.

Se não bastasse o absurdo da situação e esse prejuízo aos cidadãos mineiros, ainda tem mais: o galpão onde as ambulâncias estão guardadas às margens da MG-424, em São José da Lapa, na região metropolitana, foi alugado por R$ 17 mil mensais.

No local também estão armazenados os equipamentos das 19 ambulâncias. Em visita ao local, a reportagem do jornal O Tempo encontrou ainda dois micro-ônibus e um caminhão-baú guardados no galpão.

Omissão do governo petista

A reportagem traz ainda informação do Ministério da Saúde esclarecendo que ainda falta o governo estadual oficializar a participação dos municípios que vão integrar a Região Ampliada da Saúde Centro, o que ainda não foi feito.

Além disso, também será preciso capacitar os profissionais que atuarão no Samu, que ainda não foi realizado pelos órgãos do governo. Só depois disso é que os veículos poderão começar a beneficiar a população. “O Estado, por sua vez, diz que já treinou os trabalhadores. Não há detalhes, porém, de como, quando ou quantos profissionais foram treinados”, afirma a reportagem do jornal.

Mais uma vez o governo do petista Fernando Pimentel demonstra que a população paga caro pela irresponsabilidade de sua gestão. A pasta da Saúde em Minas está sob responsabilidade do deputado estadual licenciado Sávio Souza Cruz (PMDB).

Leia AQUI a íntegra da reportagem do jornal O Tempo.

* Do PSDB-MG

Temas relacionados:

X
16/02/2017
Charges