Itamaraty se solidariza com colombianos e portugueses

Notícias - 19/06/2017
#pracegover: foto em destaque do chanceler dando entrevista coletiva

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), lamentou e se solidarizou com as famílias das vítimas de dois episódios trágicos ocorridos no fim de semana: a explosão de uma bomba em um centro comercial, em Bogotá (Colômbia), e o incêndio em Leiria (Portugal). Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, prestou apoio às duas nações.

A explosão no sábado (17), em um centro comercial, em Bogotá, foi provocada por uma bomba colocada no banheiro feminino. Três mulheres morreram e nove pessoas ficaram feridas, segundo os últimos dados. As autoridades colombianas atribuem a responsabilidade ao Exército da Libertação Nacional (ELN), guerrilha que atua no país e ainda negociou um acordo de paz com o governo da Colômbia.

Em nota, o governo brasileiro condenou a explosão: “O governo brasileiro transmite suas condolências aos familiares das vítimas e expressa sua solidariedade ao governo e ao povo colombianos”.

Portugal está de luto em decorrência do incêndio, que é considerado o maior da história do país, do último meio século: pelo menos 62 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas na região de Leiria. A maioria foi atingida pelo fogo ao tentar fugir pelas estradas. O incêndio florestal começou na tarde sábado (17) e durou mais de 24 horas. As autoridades descartam a hipótese de crime, consideram o caso como um incêndio acidental.

Em nota, o governo brasileiro informou ter recebido com “pesar e consternação” a notícia sobre o ocorrido em Portugal. Não há registro de brasileiros entre as vítimas, mas o Itamaraty, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, seguirá monitorando a situação. Indica-se aos cidadãos brasileiros residentes ou em trânsito.

“O Brasil manifesta, neste momento de dor, sua solidariedade ao governo e ao povo do país irmão e às famílias das vítimas e faz votos de plena recuperação aos feridos”, diz o documento.

O núcleo de assistência a brasileiros do Itamaraty está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail [email protected]. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone de plantão do Consulado-Geral em Lisboa, +351 962 520 581, ou o plantão consular da Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos do Itamaraty, +55 61 98197 2284“.

Helmut Kohl
Nesta segunda-feira (19), o Itamaraty prestou condolências aos familiares do ex-chanceler alemão Helmut Kohl, morto no dia 16.

“Kohl representou, para a Alemanha e para o mundo, garantia de estabilidade e fonte de serenidade nos decisivos e turbulentos momentos da queda do Muro de Berlim. Sua firmeza e generosidade mostraram-se fundamentais para definir os rumos do processo de reunificação alemã, ao mesmo tempo em que confirmaram a importância da Alemanha no processo de integração europeia, conquistando-lhe influência política compatível com sua pujança econômica”, disse o texto divulgado pelo ministério.

Temas relacionados:

X
19/06/2017
Charges