Líder nato com forte atuação na Câmara, Nilson Leitão se lança agora ao Senado

Notícias - 09/08/2018
Foto: PSDB na Câmara

O espírito agregador de um líder nato em todas as frentes pelas quais atuou faz com que o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) concorra nas eleições deste ano a uma vaga no Senado. No PSDB desde 1992, Leitão nasceu em Cassilândia, no Mato Grosso do Sul, mas ainda criança se mudou para Sinop, no estado vizinho de Mato Grosso, a 500 quilômetros de Cuiabá.

Por lá estudou e já em 1996, foi indicado para representar a juventude na Câmara Municipal, sendo eleito vereador, aos 26 anos. Em 1998 foi candidato a deputado estadual, ficando como segundo suplente. Com a reeleição de Dante de Oliveira no estado, assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, permanecendo como deputado estadual entre fevereiro de 1999 e dezembro de 2000.

Em janeiro de 2001, tomou posse como prefeito de Sinop. Reeleito em 2004, teve a gestão premiada pelos investimentos em educação, pela responsabilidade fiscal e por colocar o município na lista dos mais dinâmicos do Brasil.

Em 2011, assumiu uma vaga de deputado federal, quando também tomou posse como presidente do PSDB-MT – comandando a sigla no estado por seis. “Quando assumi a presidência do PSDB-MT o partido tinha três prefeitos. Hoje são 39 prefeitos. Já o número de vereadores passou de 83 para 190, enquanto o de deputados estaduais subiu de um para quatro”, conta contabiliza.

Lideranças na Câmara
Na Câmara dos Deputados ocupou cargos importantes, como a liderança da Oposição, em 2013. Na eleição de 2014, foi o deputado federal mais votado do estado. Em 2015, assumiu a 1º vice-liderança do PSDB na Câmara. Foi líder de plenário e em 2017 assumiu a presidência da maior e mais combativa Frente Parlamentar do Congresso, a da Agropecuária.

Como presidente da frente, participou de discussões e decisões importantes como o licenciamento ambiental, causas indígenas e o Funrural, cujo projeto de sua autoria foi aprovado e sancionado pela Presidência da República. Em dezembro de 2017 foi aclamado pelos deputados do PSDB para assumir a liderança da bancada, sendo o porta-voz do partido na Câmara. Em fevereiro de 2018, assumiu a liderança do partido no Congresso Nacional.

O perfil agregador foi elogiado inclusive pelo presidente Nacional do PSDB e candidato a presidência da República, Geraldo Alckmin. “É um grande líder e será um grande senador pelo estado de Mato Grosso, trabalhando pelo povo, defendendo os interesses do Estado e ajudando o Brasil”.

O ex-governador de Goiás e candidato do PSDB ao Senado por Goiás, Marconi Perillo, também ressaltou a liderança de Nilson Leitão. “Ele sempre foi um deputado diferenciado, propositivo, um parlamentar que atua com muita qualidade. Não tenho dúvidas, para o bem de Mato Grosso, Nilson Leitão precisa ser senador da República”, afirmou.

X
09/08/2018
Charges