Lideranças de Mato Grosso do Sul entregam agenda de prioridades a ministros

Notícias - 25/01/2019
Foto: Divulgação

A lista de prioridades para investimentos em Mato Grosso do Sul foi entregue a ministros de diferentes pastas pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta quinta-feira (24). O deputado eleito Beto Pereira (MS) acompanhou o governador e comentou a agenda intensa na busca por investimentos para o desenvolvimento sul-mato-grossense.

“Apresentamos projetos importantes para o crescimento do nosso Estado”, disse ele, que participou de visitas aos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.  Um item importante da pauta de reuniões é a renegociação da dívida dos estados.

Entre os projetos por investimento em logística estão rotas bioceânicas rodoviária e ferroviária, a concessão da Malha Ferroviária Oeste e a busca de uma solução para o impasse jurídico envolvendo a concessão da BR-163. Além de Mato Grosso do Sul, os estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso têm problemas nas concessões rodoviárias da terceira etapa (2013 e 2015) do governo da então presidente Dilma, que teve entre os vencedores algumas das empresas envolvidas na Lava Jato. No total, são mais de 5 mil quilômetros licitados que deveriam ser totalmente duplicados em cinco anos.

Ao ministro Mandetta foi apresentada a proposta de se adotar atas de compra nacional de insumos, órteses, próteses e medicamentos. As compras seriam feitas em conjunto, o que poderia reduzir custos. Outra demanda foi o aumento de repasses para as secretarias de saúde de Mato Grosso do Sul e a liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para a área da saúde.

Do PSDB na Câmara

X
25/01/2019
Charges