Nilson Leitão vai liderar a bancada do PSDB na Câmara em 2018

Notícias - 13/12/2017

O líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), comunicou no último dia 13, no Plenário da Câmara, que o deputado Nilson Leitão (MT) foi aclamado pela bancada para sucedê-lo no posto a partir de 1º de fevereiro, no início do próximo ano legislativo.

“Quero cumprimentar todos os líderes que estiveram à frente das bancadas em 2017 pela rica convivência e aprendizado que tive com todos, de governo ou oposição”, declarou Tripoli. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, agradeceu o tucano pela ótima relação ao longo do ano. Tripoli ressaltou, ainda, que Nilson conseguiu aglutinar a bancada em torno do seu nome.

TRAJETÓRIA

Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão exerce seu segundo mandato como deputado federal. Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Sinop (MT) entre 2001 e 2008. Coordenará a quarta maior bancada da Câmara, com 46 deputados em exercício.

Leitão consolidou sua vida pública em defesa do desenvolvimento sustentável da agropecuária e na redução de conflitos no campo. Eleito deputado federal em 2011, sempre esteve envolvido nos grandes debates, especialmente sobre o que chama de “ecologicamente correto e economicamente viável”, tendo ainda participação destacada no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado.

Liderou a oposição na Câmara em 2013 e exerceu a função de 1º vice-líder da bancada do PSDB em 2015. É filiado ao partido desde 1992. Além disso, presidiu o PSDB-MT, onde conquistou uma série de adesões em seis anos. O número de prefeitos filiados à legenda, por exemplo, saltou de três para 39.

Reproduzir
Membro de 12 comissões na Câmara dos Deputados, entre os projetos que apresentou destacam-se o que cria o Agente Comunitário da Terra, para levar assistência técnica rural aos pequenos produtores e assentados, e o que atualiza a Legislação Trabalhista Rural.

Sua postura combativa garantiu presença positiva em diversos rankings como o do Progresso (Revista Veja), Cabeças do Congresso (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP) e no dos Parlamentares mais Influentes nas Redes Sociais (levantamento realizado pela Medialogue).

(Da assessoria da Liderança do PSDB na Câmara)

X
13/12/2017
Charges