OEA elogia atuação de instituições brasileiras na condução da crise política

Notícias - 25/05/2017

Brasília (DF) – A reunião do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizada nesta quarta-feira (24) em Washington, terminou com a totalidade dos representantes dos países elogiando a força das instituições brasileiras e a condução da crise política no país, apesar de críticas isoladas do governo do Equador. O debate foi realizado a pedido de autoridades equatorianas, que questionavam a legitimidade do governo do presidente Michel Temer.

As informações são de reportagem publicada nesta quinta-feira (25) pelo jornal O Globo. Vale lembrar que o Equador foi o único dos países bolivarianos a apoiar o debate na OEA. Nem mesmo Bolívia e Nicarágua seguiram os questionamentos equatorianos.

As demais nações que se pronunciaram – Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Canadá e Estados Unidos – elogiaram a força institucional brasileira no enfrentamento da crise política. Para os EUA, o Brasil sairá mais forte. O embaixador do México, Luis Alfonso de Alba Góngora, afirmou que o Brasil é um exemplo para a região. Já o embaixador argentino, Juan José Arcuri, destacou que “a democracia brasileira não está em perigo”.

“O que ocorre no Brasil é comum a muitos países em todo o mundo, mas poucos têm instituições tão sólidas como o Brasil” acrescentou Arcuri.

Representante brasileiro na OEA, o embaixador José Luiz Machado e Costa ressaltou que os desafios do país são grandes, mas que a crise revalida a força das instituições e dos Três Poderes. “Não há qualquer alteração ou risco à ordem no Brasil”, completou.

Leia AQUI a reportagem do jornal O Globo.

Temas relacionados:

X
25/05/2017