Saúde - 16/06/2017

Para melhorar saúde em Santa Maria, prefeito firma parceria com Goiás

Brasília (DF) – O sucesso do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann, o Conecta SUS, no estado de Goiás, tem inspirado outras gestões a adotarem o sistema, que permite o monitoramento dos indicadores da saúde e auxilia na coordenação de atividades, ações e políticas da secretaria de saúde do estado, administrado por Marconi Perillo (PSDB). Uma das gestões inspiradas é a do prefeito de Santa Maria (RS), Jorge Pozzobom (PSDB), que firmou parceria com o governo goiano para levar o Conecta SUS para a cidade gaúcha.

O programa reúne um grupo de analistas que mapeiam, em tempo real, dados da saúde do estado, o que faz com que as informações cheguem com mais agilidade. Isso beneficia o cidadão, já que as autoridades têm acesso a números como os de pré-natal de gestantes, partos, índices de HIV e boletins epidemiológicos, por exemplo. Desse modo, as ações de saúde podem ser direcionadas para públicos específicos.

O projeto pioneiro atraiu a atenção do prefeito de Santa Maria, que visitou o estado de Goiás, no começo do mês, para ver de perto como funciona o sistema, cedido gratuitamente pelo governador Perillo para implantação no município gaúcho. “Fomos conhecer melhor a Saúde de Goiás e como essa experiência bem-sucedida pode servir de modelo para a gestão em Santa Maria”, contou Jorge Pozzobom.

Segundo o prefeito, o objetivo é melhorar os indicadores da saúde em Santa Maria, da mesma forma que aconteceu em Goiás. Desde a implantação do sistema em Goiás, a qualidade do atendimento em hospitais públicos aumentou substancialmente, gerando também economia para o governo estadual na gestão dessas unidades. Pesquisas de satisfação revelam ainda que 91% dos usuários, além de médicos, enfermeiros e trabalhadores do setor administrativo, estão satisfeitos com o serviço prestado.

“O que o governador Marconi Perillo está fazendo em Goiânia, em Goiás, mais do que nunca é um grande modelo, um grande exemplo. Se puder me permitir fazer uma analogia ao nosso hino do Rio Grande do Sul, o trabalho de Marconi ‘serve de modelo a toda Terra’”, ressaltou Pozzobom.

O uso do Conecta SUS em Santa Maria também permitirá uma economia aos cofres municipais. “No ano passado, a Secretaria de Saúde de Santa Maria utilizou R$ 17 milhões a mais do seu orçamento. Portanto, temos a obrigação de fazer uma gestão eficiente, para que, com menos recursos, possamos atingir os melhores resultados”, completou o prefeito tucano.

* Com informações da Prefeitura de Santa Maria.

X
18/08/2017
Charges