Pedro lamenta recomendação de ministro para gravar crianças cantando Hino

Notícias - 27/02/2019

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PB) lamentou o posicionamento do Ministério da Educação que solicitou às escolas de todo o país que seja lida uma carta aos alunos da qual consta o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro. A mensagem, enviada por e-mail, também pede que os alunos fossem filmados cantando o Hino Nacional.

“Vejo isso com preocupação e assombro. Que se cante o Hino Nacional, mas incluir a mensagem do slogan de campanha é demais. Apesar disso, o problema da educação não é esse. Precisamos discutir a carreira do professor, a evasão nas escolas, a falta de vaga na creche. A gente não pode permitir esse tipo de expediente. Então vamos enfrentar esse expediente equivocado do Ministério da Educação”, destacou Pedro.

Na mensagem enviada às escolas, com a citação às frases “Brasil acima de tudo” e “Deus acima de todos”, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez retoma em sua carta às escolas a referência ao bordão da campanha de Bolsonaro. O presidente também usou a mesma expressão para encerrar seu discurso de posse. O slogan adotado pelo governo é “Pátria Amada Brasil”.

Propostas – Pedro Cunha Lima tem a educação como um de suas principais bandeiras de atuação. O aumento na oferta de vagas nas creches para o fortalecimento do processo educacional na primeira infância motivou a apresentação do Projeto de Lei (PL 7643/2017) que institui o Programa Nacional de Apoio à Manutenção de Crianças Carentes em Creches (ProCreche) e o Fundo Nacional de Apoio à Manutenção de Crianças Carentes em Creches (FunCreche). A matéria incentiva que pessoas físicas e empresas custeiem a matrícula, a manutenção e o fardamento de crianças carentes em creches particulares, por meio de isenções fiscais de 6% e 1%, respectivamente.

O parlamentar também é autor do projeto 7187/2017 que garante a criação de creche em cada um dos novos campi de Instituições Federais de Educação Superior que vierem a se instalar no País. De acordo com a propositura, cada novo campus universitário federal a ser criado disporá de creche para atendimento de crianças de 0 a 3 anos. A medida visa promover a ampliação de vagas em creches. Outra iniciativa na área educacional foi o projeto de lei 6135/2016 que regulamenta o acesso aos cursos preparatórios de ingresso no ensino superior oferecidos por universidades públicas.

Da assessoria do parlamentar

X
27/02/2019
Charges