Miguel Haddad busca reeleição na Câmara

Notícias - 05/09/2018
Foto: Agência Câmara

A experiência de quem tem em sua trajetória os cargos de prefeito durante três mandatos, vereador, deputado estadual e federal fazem de Miguel Haddad (PSDB-SP) um dos quadros mais competentes disputando a reeleição para a Câmara Federal nas eleições deste ano. Formado em Direito, o tucano iniciou sua vida pública aos 25 anos na Câmara Municipal de Jundiaí, sua cidade natal.

Atualmente um dos vice-líderes do PSDB na Câmara, Haddad começou sua carreira na política em 1983, quando foi eleito vereador no município paulista. Reelegeu-se em 1988 e, três anos depois, foi eleito vice-prefeito em Jundiaí.

Em 1994, disputou e venceu as eleições, tornando-se deputado estadual na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Dois anos depois, em 1996, concorreu ao cargo de prefeito, sendo eleito em primeiro turno.

Em 2000, foi reeleito para a prefeitura. Entre 2005 e 2006, presidiu a Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, comandado pelo então governador Geraldo Alckmin.

O tucano também presidiu o Aglomerado Urbano de Jundiaí, que reúne, além da cidade sede, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva, Itupeva e Louveira.

Em seus mandatos, Jundiaí conquistou reconhecimento nacional, sendo considerada a melhor cidade do país em gestão pública, conforme pesquisa publicada pela revista Exame.

Em 2008, Haddad disputou a prefeitura e foi eleito para o terceiro mandato, concluído em 2012. Em 2014, foi eleito deputado federal com 168.278 votos.

Enquanto prefeito de Jundiaí, Haddad foi Destaque Político do ano de 2010, conferido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB).

Também foi eleito Prefeito Inovador pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) – uma parceria entre a Microsoft Brasil, Intel do Brasil e Symnetics, com o apoio da GE do Brasil e SAP Brasil – em função dos investimentos em Tecnologia de Informação feitos nas áreas de educação e segurança.

*Reportagem: Clarissa Lemgruber

X
05/09/2018
Charges