Plínio Valério comemora anuncio da retomada das obras da br-319 em 2020

Notícias - 07/02/2019

O senador Plínio Valério (AM) saiu confiante da reunião que teve com o ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas nesta quarta-feira (6) junto outros parlamentares das bancadas do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. Durante o encontro, o ministro comunicou a decisão do governo Jair Bolsonaro de asfaltar os trechos inacabados da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, interligando a capital amazonense ao resto do País.

Pelo cronograma anunciado pelo ministro, se cumprido o rito orçamentário e de licenciamento ambiental travado há cerca de nove anos, as obras devem ser retomadas no ano que vem.

– Antes cético, saio dessa reunião com a certeza de que temos um aliado no Governo Federal. E mais: com essa união das bancadas amazônicas, agora vai!, disse o senador Plínio Valério.

Na reunião o senador Plínio Valério argumentou que, além de melhorar a infraestrutura e escoamento dos produtos dos estados da região Norte, os amazonenses terão o resgate do direito devir e vir. Também alertou que o principal entrave para a liberação da licença ambiental e retomada das obras da rodovia estratégica para o Norte é o viés ideológico que tomou contas dos órgãos ambientais brasileiros.

– Temos que derrubar as barreiras impostas pelos órgãos ambientais brasileiros, que por sua vez cumprem “orientação” de órgãos internacionais. – denunciou o senador tucano no encontro.

Os parlamentares que integram as bancadas do Norte pretendem continuar a articulação em outros setores do governo, com o apoio já declarado do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Valério acredita que, no novo governo há mais chances de os parlamentares unidos conseguirem um pleito de décadas, por causa da presença de lideranças militares na cúpula de ministérios estratégicos na Esplanada.

Quase todos os generais que ocupam cargos de ministros no governo, já passaram pelo Comando Militar da Amazônia e conhecem muito bem os grandes problemas logísticos dos estados do Norte do País em função da não conclusão da BR-319.

Da assessoria de imprensa, com alterações

Temas relacionados:


X
07/02/2019
Charges