Prefeitura de Belém intensifica ações de combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Notícias - 18/05/2017

A prefeitura de Belém, administrada por Zenaldo Coutinho (PSDB), realizou na manhã desta quinta-feira (18), a ação “Cartas para Paz”, voltada ao combate à violência sexual de crianças e adolescentes. O ato ocorreu no aeroporto internacional da cidade, no dia nacional que marca o tema.

“Esta é uma data que resgata os direitos que toda criança possui e trabalhar essa proposta é fundamental para disseminarmos uma cultura de paz no mundo todo. Foi por esse motivo que optamos pelo local de chegada e partida das pessoas”, disse a coordenadora da Educação Infantil da Semec, Célia Pena.

No terminal, passageiros e tripulação que passavam para embarcar ou desembarcar eram surpreendidos por cartas escritas e distribuídas pelos alunos de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Vestidos como carteiros, os estudantes entregavam as cartas que vinham com desenhos ou mensagens de alerta para o tema, principalmente aos direitos à família, lar, amor, respeito, solidariedade, educação e saúde.

A engenheira Andréa Gomes, 37, ficou emocionada ao abrir uma das cartas e ver o desenho de uma pomba branca, simbolizando a paz. “Fui uma felizarda, pois recebi um dos mais importantes direitos: o da paz”, disse. Para a engenheira, ações como a de hoje devem ser seguidas como exemplo. “Se cada capital aderir a pequenas ações desse cunho será possível revolucionar o mundo inteiro, estou realmente encantada com o projeto”, garantiu.

Segundo dados apresentados pela Plataforma do Comitê Nacional do Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, 66% dos casos de abuso sexual acontecem no ambiente familiar. “Este é um dos motivos que nos faz agregar o número máximo de pais nas ações, para que além da prevenção, o ato da denúncia seja concretizado”, destacou Célia Pena.

Durante esse ano, cerca de, 25 mil crianças estão envolvidas no contexto do projeto “Direito de Ser Criança e Adolescente” juntamente com seus familiares, e, aproximadamente 50 mil pessoas já foram mobilizadas com as ações intensificadas durante este mês pela Prefeitura de Belém.

Da Prefeitura de Beém

Temas relacionados:

X
18/05/2017
Charges