Presidente do PSDB-PE, Moraes homenageia centenário de morte do ‘visionário’ Delmiro Gouveia

Notícias - 11/10/2017

Um dos pioneiros no processo de industrialização do Brasil, que sonhava com um Nordeste desenvolvido, Delmiro Gouveia teve os 100 anos de sua morte lembrados nesta terça-feira (10/10) pelo presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Antônio Moraes (PSDB).

Em discurso na Assembleia Legislativa, o parlamentar ressaltou o “espírito visionário” do cearense que produziu investimentos e desenvolvimento para o município alagoano de Pedra, nomeada Delmiro Gouveia.

“Desafiando coronéis da época, Delmiro transformou camponeses e flagelados da seca em operários, em cidadãos. Foi um dos precursores da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, uma vez que os empreendimentos criados por ele exigiam a produção de energia”, ressaltou Moraes.

Delmiro Gouveia morreu aos 54 anos, vítima de tiros disparados por pistoleiros. Até hoje o crime não foi esclarecido. “Na luta para concretizar seus sonhos, enfrentou oligarquias estaduais, brigou com empresas estrangeiras e até agrediu com sua bengala um governador, à época”, registrou Antônio Moraes.

X
11/10/2017
Charges