PSDB do Paraná promove ações para fortalecer atuação feminina na política

Notícias - 28/08/2019

O PSDB Mulher do Paraná realizou, na terça-feira (27/8) em Curitiba, um encontro para debater e planejar ações que reforcem a atuação feminina na política. Cerca de 80 lideranças de diversos municípios do estado participaram do evento, que contou com palestras da advogada Anna Carolina Martins e da presidente do PSDB Mulher de Santa Catarina, Luzia Coppi.

“As mulheres correspondem a 52% do eleitores do país, mas ainda não contamos com uma representação forte no executivo e legislativo. O PSDB quer mudar esse cenário promovendo o protagonismo feminino na política e incentivando a participação ativa da mulher na política”, disse a presidente do PSDB Mulher do Paraná, Rosalina Batista.

Atualmente o Brasil encontra-se na 156º posição no ranking mundial de representação feminina no legislativo, conforme levantamento realizado pela União Interparlamentar. Embora o país tenha registrado um aumento no número de candidatas eleitas em 2018, são apenas 77 deputadas federais e 13 senadoras, o que representa cerca de 15% do total.

Nas eleições municipais de 2016 o cenário não foi muito diferente, sendo eleitas 638 prefeitas nos 5.570 municípios do país e 7.803 vereadoras nas 57.814 vagas nas Câmaras. Nos 399 municípios do Paraná, apenas 29 prefeitas e 476 vereadoras se elegeram.

“Esse é um cenário que precisa mudar, pois uma sociedade democrática necessita da participação efetiva das mulheres na política. O PSDB tem realizado encontros e ações para que novas lideranças femininas tenham espaço e protagonismo no executivo e legislativo de nosso estado”, afirmou o deputado estadual e presidente do PSDB-PR, Paulo Litro.

A prefeita de Colombo, Beti Pavin, elogiou a iniciativa e ressaltou que a participação efetiva das mulheres fortalece a gestão pública. “As mulheres trazem uma abordagem diferente e necessária para a política, combinando racionalidade, competência e afetividade no trabalho.”

Prestigiaram o evento o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o deputado estadual Michele Caputo, a prefeita do município de Farol, Angela Kraus, a ex-deputada Rose Litro e diversas lideranças do partido no estado.

(*) Do PSDB do Paraná

Temas relacionados:


X
28/08/2019
Charges