Seguro rural em plano de agronegócios do PSDB quer proteger agricultor brasileiro

Notícias - 12/07/2018
Foto: EBC

A variação climática é o grande fator de risco para uma produção rural. E é capaz de arrasar plantações e colocar a perder todo o investimento de um agricultor, principalmente dos pequenos. Atento à importância de garantir segurança ao produtor, o PSDB vai dar continuidade às ações já aplicadas em favor de quem vive da agricultura. O Plano para o Agronegócio anunciado pelo presidente nacional do partido, Geraldo Alckmin, prevê ações nesse sentido. Isso se daria por meio de um planejamento de, no mínimo, cinco anos para o Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Agrícola, além do estabelecimento da garantia dos recursos.

A localização geográfica de estados como o Mato Grosso do Sul reforça a necessidade de políticas públicas nesse sentido. Produtores agrícolas da região, por exemplo, sofrem com os veranicos, período de estiagem com a baixa de chuvas, calor intenso e baixa umidade. Tudo isso em plena estação chuvosa e em pleno inverno. “Para o Mato Grosso do Sul é essencial ter seguro agrícola, o que garante estabilidade e segurança ao tomador, aquele que faz o empréstimo rural’, afirma Reinaldo Azambuja, governador e pré-candidato tucano à reeleição no estado.

Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento oferece atualmente o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural. Esse plano dá ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

O plano de governo do PSDB para o Agronegócio prevê também um programa de defesa sanitária. Por meio dele deverá se desenhar um modelo que contemple a participação do setor público e privado na defesa sanitária brasileira. Caberá ao setor público manter o controle e a fiscalização sobre a sanidade no país. Já o setor privado participará com certificação de qualidade, responsabilizando-se por garantir a sanidade dos produtos.

O programa agrícola também manterá o estímulo às inovações por meio de parcerias entre os setores público e privado, já que a tecnologia é o motor do desenvolvimento da agricultura.

X
12/07/2018
Charges