Serra homenageia artistas com Ordem do Ipiranga

Lista de agraciados conta com nove personalidades do mundo das artes

Notícias - 23/06/2009

São Paulo (23)- O governador José Serra entregou a Ordem do Ipiranga, distinção estadual, na segunda-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes a nove personalidades do mundo das artes. O maestro Isaac Karabitchevsky e a cantora Inezita Barroso receberam o título de Grande Oficial; a atriz Beatriz Segall, o Grau Comendador; o artista plástico Emanoel Araújo, o de Oficial; e o cineasta Anselmo Duarte, a atriz Fernanda Montenegro, a escritora Lygia Fagundes Telles, o cantor Cauby Peixoto e o escultor, pintor e fotógrafo Franz Krajcberg serão agraciados com o título Cavaleiro.

“São pessoas que deram uma contribuição muito significativa para a vida brasileira, para o lazer, para o desenvolvimento intelectual e também pela sua simplicidade e seu compromisso com as raízes de nosso país”, disse o governador durante a homenagem.

A Ordem do Ipiranga é uma forma de premiar as pessoas que de alguma forma se destacam em seus campos de atuação, explica o presidente do Conselho Estadual de Honraria e Mérito, Adilson Cezar. “A Ordem do Ipiranga é destinada a alguém que tenha um destaque específico numa área e que, evidentemente, defenda os valores paulistas e nacionais”, completou Cezar.

TÍTULO VITALÍCIO

O título, vitalício, é concedido a poucas pessoas. A Ordem conta hoje com 1391 membros: há 56 Cavaleiros, 493 Comendadores, 227 Grã-Cruz, 543 Grandes Oficiais e 72 Oficiais. Os diferentes graus definem uma hierarquia na Ordem. “É por isso que nomes como o de Inezita Barroso aparecem novamente. Elas passaram de uma categoria para outra”, conta Cezar. Agraciada, em 2003, com a Medalha Ipiranga, Inezita mais uma vez recebe a homenagem.

A cerimônia de entrega da Ordem do Ipiranga, a única do Estado, contará com a presença do grão-mestre da ordem, o governador José Serra, e seu chanceler, o secretário-chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira.

Confira a lista dos homenageados


X
23/06/2009
Charges