Tripoli e Beto Richa discutem implantação de hospital público veterinário no Paraná

Notícias - 10/08/2017
#pracegover: Foto mostra deputado Tripoli e governador Richa em clínica veterinária. Uma mulher aparece ao lado do governador e um cão está deitado sob o balcãoFoto: Paulo Celestino

Em reunião nesta quinta-feira (10), o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), e o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), conversaram sobre a implantação de um hospital público veterinário no estado. O encontro ocorreu no gabinete do presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE).

“O governador avalia que esse tipo de serviço atende as pessoas mais carentes que precisam de assistência para seus cães e gatos”, disse o líder tucano após a reunião. “Richa vê com muita simpatia a implantação de um modelo como o temos em São Paulo”, afirmou Tripoli.

Referência para o Brasil e o mundo

Em abril, o governador Beto Richa visitou a unidade da Zona Leste do Hospital Público Veterinário de São Paulo, no bairro Tatuapé, para conhecer o modelo e a experiência da instituição. Na ocasião, ele conversou com as pessoas que aguardavam o atendimento de seu animal de estimação. “Fiquei emocionado com os depoimentos das pessoas que vieram buscar cuidados para seus animais e foram muito bem atendidas”, afirmou o governador na ocasião, quando já tinha manifestado a intenção de levar esse projeto para o Paraná.

A cidade conta com duas unidades para atender animais domésticos, frutos de um convênio, inédito na América Latina, entre a Prefeitura de São Paulo e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa). Juntos, atendem cerca de 400 cães e gatos por dia, com serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação. A unidade da Zona Leste funciona desde 2012 e a da Zona Norte foi instalada em 2014.

O serviço é destinado apenas para os moradores da cidade de São Paulo. A prioridade de atendimento é para os inscritos em programas sociais, como o Renda Mínima e o Bolsa Família, além de protetores de animais cadastrados e pessoas sem condições de pagar atendimento particular.

O deputado estadual Roberto Tripoli, autor do projeto que criou o Hospital Público Veterinário quando era vereador, e o deputado federal Ricardo Tripoli acompanharam a visita. Ambos são engajados na causa da defesa animal. “Essas unidades são uma referência para o Brasil e para o mundo”, disse Tripoli. “O hospital público é fundamental para atender os animais domésticos, que fazem parte da família brasileira”, completou o deputado federal.

Rede de proteção

Em 2014, o Governo do Paraná criou, por meio de decreto do governador Beto Richa, a Rede Estadual de Direitos Animais (Reda), responsável pela elaboração, implantação e acompanhamento da Política Estadual de Direitos Animais. A Reda é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e conta com a participação de outras nove secretarias estaduais e de órgãos de proteção animal.

Outros parlamentares tucanos participaram da reunião nesta quinta-feira, como o deputado Carlos Sampaio (SP). Outros assuntos foram tratados, como a realização de convenções partidárias do PSDB ainda neste ano.

* Do portal do PSDB na Câmara, com Agência Paraná de Notícias.


X
10/08/2017
Charges