Wilson mantém linha propositiva em debate da TVCA

Imprensa - 30/09/2016

Wilson Santos 45 CuiabáO candidato da Coligação “Dante de Oliveira” a prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), demonstrou ser o mais preparado para administrar a Capital, durante debate promovido pela TV Centro América, na noite de quinta-feira (29), entre cinco postulantes ao comando do Palácio Alencastro nas Eleições 2016.

Wilson manteve a linha propositiva de exposição de ações delineadas em seu Plano de Governo, em áreas como a saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, iluminação e segurança pública.A experiência e a responsabilidade do candidato tucano se sobrepôs às tentativas frustradas de outros candidatos, de tirar o foco proposto no debate, de apresentação de propostas para os eleitores.

Ao falar transporte coletivo, Wilson lembrou das realizações de sua administração quando prefeito da Capital, como a desativação do Terminal da Bispo Dom José, a implantação do cartão eletrônico e a reforma do Terminal do CPA I, além de garantir 70% de renovação da frota de ônibus e a implantação de adequações para o transporte de deficientes.

Wilson também aproveitou indagação da candidata Serys Slhessarenko (PRB) para falar sobre como pretende atuar na área de educação. Wilson destacou seu trabalho sobre o método de ensino de ciclo de formação humana e afirmou que pretende aprimorá-lo. Como deputado estadual, Wilson vem realizando estudos sobre esse tema e em breve deve entregar um relatório para o Governo do Estado, com sugestões de melhorias.

Wilson também reconheceu que Cuiabá tem o melhor ciclo de formação humana de Mato Grosso. Em sua gestão, a educação deu um salto de qualidade, saindo da 20º posição para a 7º posição no ranking do Ideb. A meta, afirmou, é fazer com que o município conquiste o primeiro lugar na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A valorização dos trabalhadores na educação também foi ressaltada, bem como a revisão curricular.

Wilson pediu atenção ao eleitor para que não se engane com candidatos que representam o grupo da corrupção, ou se iluda com postulantes que fazem propostas que fogem à capacidade financeira da prefeitura.

Nesse sentido, fez menção a Emanuel Pinheiro, que representa do PMDB do ex-governador Silval Barbosa, preso por corrupção, e o Procurador Mauro (Psol), que promete estatizar o transporte coletivo. Para o candidato tucano, essa é uma “ideia lunática, porque a gestão pública não tem dinheiro para isso”.

Wilson lembrou ainda o cenário de imoralidade que se atém sobre Emanuel, aposentado aos 37 anos pelo FAP (Fundo de Assistência Parlamentar).

Segurança Pública

Um Pacto pela Segurança Pública foi exposto pelo candidato do PSDB, destacando a implementação da guarda escolar e outras medidas como a expansão do sistema de videomonitoramento para melhor os resultados na área. Acrescentou a necessidade de serem feitas parcerias com o Governo do Estado, para instituição da Guarda Ambiental e o projeto Bombeiros do Futuro.

Iluminação Pública

Wilson lembrou ter recebido o título de primeiro lugar no Brasil em “Programa de Iluminação Pública”, da Eletrobras – Ministério de Minas e Energia em 2008, o que lhe confere experiência para, no retorno à gestão municipal, impulsionar melhorias. “Não haverá majoração da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), vamos sair das lâmpadas de sódio para LED, e avançar na zona rural. Não haverá aumento de gastos para contribuinte”, afirmou.

Saneamento Básico

“A CAB não ficará na minha gestão”,  acentuou o candidato tucano, considerando a necessidade de ser realizada nova licitação de âmbito nacional, ou ainda a execução de parceria pública na área de água e esgoto. Wilson lembrou ações sob sua administração, como a construção da ETA Tijucal, que atende cerca de 120 mil pessoas, e a Avenida das Torres.

Propostas

No leque de propostas contidas em seu Plano de Governo, o candidato destacou ações como a criação do Programa Prato Cheio, visando à segurança alimentar da população mais carente. Ressaltou o resgate da tarifa social do transporte coletivo, o retorno do Cuiabá Vest, cursinho pré-vestibular gratuito; apoio para a conclusão do Rodoanel, além de determinar a realização de auditoria nos contratos da prefeitura, buscando economia mínima de 10% sobre o total dos processos.

Reiterou seu compromisso de concluir as obras do novo Pronto Socorro, e manter o Programa Novos Caminhos numa parceria com o Governo do Estado para execução de 350 quilômetros de asfalto. Expôs proposta para o Aterro Sanitário de Cuiabá, ressaltando a necessidade de ser firmada PPP, além de avanços no sistema de coleta seletiva de lixo e a manutenção da cooperativa de catadores.

Ao final, Wilson disse que o debate contribuiu para os eleitores, com bom nível de propostas e que deve reduzir o índice de indecisos, colaborando para a definição de quem estaria no segundo turno.

“Ainda há cerca de 20%  de indecisos, então foi uma oportunidade de mostrar os serviços prestados, as ideias para superar os desafios da cidade. Avalio como muito bom e oportuno o debate, como para passar a proposta do Prato Cheio, programa que pretendo fazer na prefeitura se Deus permitir, de garantir segurança alimentar aos mais pobres, mais humildes”.

Temas relacionados:

X
30/09/2016
Charges