Parlamentares do PSDB defendem voto impresso acoplado ao voto eletrônico

Acompanhe - 19/02/2018

A adoção do voto impresso acoplado à urna eletrônica é um ganho para a democracia e para processo eleitoral, avaliam parlamentares do PSDB que defendem a adoção da medida. A tese vem ganhando força desde a conclusão apontada pela auditoria solicitada pelo PSDB após as eleições presidenciais de 2014: o atual sistema não pode ser aferido.

Leia também: Após concluir auditoria, PSDB apresenta sugestões para aperfeiçoar sistema eleitoral

“O voto impresso é a prova material que irá garantir a lisura do pleito eleitoral”, diz o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), que sempre foi a favor do voto impresso. “Ficou comprovado na análise pedida pelo PSDB que o sistema do TSE não se enquadra em qualquer modelo padronizado internacional. Ou seja, os técnicos avaliaram que não dá para garantir que o sistema seja inviolável”, ressaltou pelo Twitter.

Vice-presidente Jurídico do PSDB, o deputado Carlos Sampaio (SP) também ressaltou o resultado desse auditoria. Para ele, o voto impresso acoplado ao voto eletrônico é um ganho para a democracia, pois permite a aferição na possibilidade de uma fraude. “Apoiamos e vamos continuar defendendo essa solução”, ressaltou nessa quinta-feira após reunião com técnicos do partido. (assista vídeo a

baixo).

A presidente nacional do PSDB Mulher, deputada Yeda Crusius (RS), também apoia o movimento sobre a inserção do voto impresso concomitante ao voto eletrônico. Na avaliação dela, a medida é constitucional e não atinge o sigilo do voto.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em novembro, a pedido do deputado Izalci Lucas (DF), a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara realizou audiência pública na qual foi apresentado esse relatório da auditoria especial no sistema eleitoral 2014 realizada, a pedido do PSDB, pelo Comitê Multidisciplinar Independente e pelo Instituto Brasileiro de Peritos (CMind).

Assim como Sampaio, Izalci ressaltou que não é possível dizer se há segurança no sistema de apuração de votos no Brasil. Na opinião de expositores que participaram desse debate, uma das formas de dar mais segurança ao sistema é exatamente por meio da adoção do voto impresso.

 

VOTO IMPRESSO EM 2018?Amigos, nesta quinta-feira (15/02), ainda na Câmara Federal, em Brasília, tive alguns encontros com técnicos do PSDB e um dos assuntos discutidos foi a questão do voto impresso nas eleições de 2018. Como o tema é relevante e gera muitos questionamentos, resolvi gravar um vídeo para explicar objetivamente minha opinião. #CarlosSampaio #VotoImpresso

Posted by Carlos Sampaio on Thursday, February 15, 2018

X
19/02/2018
Charges