PSDB pelo Brasil - 19/05/2017

Estudantes de Manaus participam de torneio na Dinamarca

Ansiosos pela primeira viagem ao exterior com destino a cidade de Aarhus, na Dinamarca, os quatro alunos da equipe de robótica da Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho, localizada na zona Leste de Manaus, receberam das mãos do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), e da primeira-dama, Elisabeth Valeiko, as passagens, passaportes e toda documentação para a viagem, marcada para o próximo dia 24. O prefeito fez questão de ir à escola para fazer a entrega.

“Aqui vemos, na prática, a teoria de que a educação abre portas. Independentemente do resultado do torneio, eles já são vencedores, porque conquistaram a chance dessa viagem, que vai lhes proporcionar uma experiência única. O que posso dizer é que eles já têm asas e estão prontos pra voar”, disse Artur.

Daniel Ribeiro, de 15 anos, Laís Sampaio, 14, Sâmila Magalhães, 14, e Thiago Michiles, também de 15 anos foram os únicos estudantes de escolas públicas municipais no Brasil classificados para a Etapa Internacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) Open European Championship, que será realizado entre 26 e 28 de maio. Os custos para participação da equipe na disputa estão sendo cobertos pela Prefeitura de Manaus.

“Sem dúvida já são vencedores, porque ganharam uma bolsa integral de inglês no Icbeu e até a Samsung já está de olho neles. Parabéns para todos”, comemorou a primeira-dama.

Além dos estudantes, a professora Grasielle Souza e o diretor Oswaldo Fernandes formam a Equipe Invictus, que desenvolveu um game educativo que tem como personagem principal o Sauim de Coleira. O projeto foi criado para chamar a atenção das crianças e jovens sobre o animal, que só existe nas matas de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, e corre risco de extinção. O desafio do robô 213 na mesa de competição e o designer do game foram o diferencial no projeto apresentado.

Para a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, o destaque da equipe também representa as conquistas obtidas na gestão educacional do município, que nos últimos anos adotou um modelo de gestão pedagógica que tem elevado os níveis de ensino e aprendizagem.

“Essa é uma conquista desses alunos, que para participarem do projeto de robótica precisam ter 8,0 como média geral. Esforço também dos educadores envolvidos e, claro, que todos nós da Semed nos sentimos também um pouco parte disso tudo”, destacou a secretária.

A disputa
A equipe de Manaus foi a única de escola pública municipal selecionada na etapa regional. Na fase nacional, concorreu com outras 75 equipes, das quais somente cinco eram de unidades públicas. Para a etapa internacional, os jovens enfrentarão alunos de mais de 90 escolas públicas e privadas de todo mundo.

O Torneio de Robótica First Lego League é voltado para crianças de 9 a 16 anos e tem o objetivo de despertar nos alunos de unidades de ensino do Brasil o interesse por temas como ciência e tecnologia, dentro do ambiente escolar. Além disso, a competição desafia os estudantes a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs com a tecnologia “Lego® Mindstorms®” para cumprir as missões da mesa de competições em 2 minutos e 30 segundos.

O projeto de robótica na Escola Municipal Jorge de Resende Sobrinho acontece na escola desde junho de 2015 e, ao todo, envolve 28 alunos, que são incentivados a ter o contato mais intenso com a tecnologia. Para participar do projeto, os alunos têm que ter uma média bimestral acima de oito em todas as disciplinas.

*Clique aqui para ler a reportagem completa.

X
17/08/2017
Charges