PSDB pelo Brasil- 19/05/2017

‘Noite dos Museus’ leva música gratuita a Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Pinacoteca Ruben Berta e o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo participam da segunda edição da “Noite dos Museus”, neste sábado (20). Ao todo, serão dez locais para  visitação gratuita com horário adequado para quem tem uma vida diurna corrida – de 19h à meia-noite. Os interessados poderão assistir a apresentações de importantes nomes da música local.

O projeto tem apoio do prefeito de Porto Alegre,  Nelson Marchezan (PSDB), que foi propôs a ampliação  com a inclusão de mais dois museus no circuito de visitação.

Depois de mobilizar mais de 16 mil pessoas em 2016, a iniciativa espera atrair um público ainda maior e consolidar o Noite dos Museus no calendário cultural da cidade. O projeto  incentiva e valoriza a ocupação desses espaços públicos, gerando a sensação de pertencimento do cidadão e criando uma nova perspectiva de relacionamento com a cidade.

A curadoria do projeto agregou o músico, compositor e escritor Kledir Ramil que está trabalhando neste ano com o historiador e arqueólogo Francisco Marshall, que já atuou na primeira edição do evento. Juntos, eles desenvolveram uma programação musical especial com estilos que harmonizam com a linguagem de cada local.

O projeto terá mais de 40 apresentações musicais durante o evento. Músicos como Bebeto Alves, Renato Borghetti, Ernesto Fagundes, Thiago Ramil, Antonio Villeroy e Nani Medeiros vão dar ritmo aos centros culturais. A programação ainda trará jam sessions entre os artistas e grandes performances da Orquestra de Flautas Transversas do Instituto Popular de Arte-Educação e do Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense.

Museu Joaquim Felizardo

Um dos espaços da Secretaria Municipal da Cultura, recebe uma das novidades desta edição, um pequeno festival para resgatar a memória musical afro-brasileira  com apresentações de Negra Jaque, Alabê Ôni, Floresta Aurora, Afro-Sul Odomode e a formação de uma roda de capoeira e de uma roda de samba.

A Prefeitura de Porto Alegre também é parceira no transporte entre os principais centros culturais. Das 18h até a meia-noite, a Linha Turismo circulará entre os dez endereços que participam do evento com valor especial de R$ 20, com opção de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, servidores públicos de Porto Alegre, professores e crianças de 2 a 12 anos. Será possível embarcar e desembarcar em qualquer um dos museus e fazer o pagamento dentro do próprio ônibus em dinheiro ou com cartões de crédito e débito.

Para quem quiser fazer o circuito de bicicleta, o grupo Bike Tour Poa fará um passeio guiado e gratuito. O roteiro terá saída do Margs, às 19h e circulará por todos os espaços até terminar a viagem no Memorial do Rio Grande do Sul, por volta da meia-noite. Para participar, não é necessário se inscrever, apenas levar capacete, corrente para cadear bicicleta e luzinhas para iluminar a noite.

Neste ano, o evento ainda trará diversas opções gastronômicas para o público. Na Praça da Alfândega, onde estão localizados o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul, haverá food trucks e cervejarias com comidas e bebidas. O museu da UFRGS, o Macrs, o Museu Júlio de Castilhos, a Fundação Iberê Camargo e Pinacoteca Ruben Berta também terão espaços gastronômicas em seu entorno para atender crianças e adultos durante a noite.

Inspiração

Inédito no Brasil até o ano passado, quando Porto Alegre sediou a primeira edição do evento, o Noite dos Museus é inspirado no já tradicional projeto europeu Lange Nacht Der Museen (A Longa Noite dos Museus), que existe há 20 anos em Berlim, na Alemanha. A iniciativa tem como objetivo incentivar a visitação de museus da Capital, atraindo novos públicos e mostrando à população que conhecer um espaço de memória está longe de representar uma visita a um local estático, responsável apenas por conservar relíquias. Com esta proposta, crianças, jovens e adultos podem percorrer as diferentes salas de exposições, apreciar os acervos, além de desfrutar gratuitamente de diferentes apresentações musicais.

*Clique aqui para ler a reportagem completa.

X
22/05/2017