Tucano propõe redução de idade máxima para alfabetização de crianças no Recife

PSDB pelo Brasil - 18/07/2017

O líder do PSDB na Câmara do Recife, vereador André Régis, propõe mudança no Plano Municipal de Educação (PME) do Recife, alterando a meta de alfabetização das crianças matriculadas na rede pública de ensino para o final do 1º ano do ensino fundamental. Pelo PME atual, o final do 3º ano do ensino fundamental é fixado como limite para a alfabetização no município.

A proposta do tucano André Régis é reduzir a idade máxima para o aprendizado de ler e escrever de 9 para 6 anos. “Não se pode esperar tanto para alfabetizar uma criança. Ao final dos cinco anos, as crianças em geral possuem todas as condições para serem alfabetizadas de maneira sistemática. Prova disso é o relevante sucesso alcançado em municípios do Ceará e na cidade de Caculé, no interior da Bahia”, justifica o parlamentar.

O vereador acrescenta, ainda, que a proposta já tramita no Congresso Nacional, em forma de projeto de lei, de autoria do deputado Roberto Freire (PPS-PE)). Na proposta de Freire, os municípios devem reestruturar o ensino fundamental para garantir alfabetização às crianças a partir dos seis anos de idade. “O projeto se baseia em estudos divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, cuja pauta foca em alfabetização e aponta que o Brasil utiliza procedimentos de alfabetização sobrepujados”, frisa o tucano.

*Do PSDB-PE


X
18/07/2017
Charges