Terezinha Nunes é autora da lei que institui a Data Magna de Pernambuco

Acompanhe - 05/03/2018

Presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, a deputada estadual Terezinha Nunes é autora da lei que fará com que o dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817 entre para o calendário de feriados do estado. Esta terça-feira, 6 de março, marcará o primeiro feriado cívico quando também será comemorado o bicentenário da revolução. A tucana é autora do projeto junto com o deputado Isaltino Nascimento (PSB).

Segundo o historiador Oliveira Lima, Pernambuco tem a história mais rica do Brasil e protagonizou uma revolução considerada “a maior das revoluções brasileiras”. Mas não tinha uma Data Magna, determinada pela lei federal 9093/95, e portanto possuía um feriado a menos, ao contrário dos demais estados brasileiros, todos com Data Magna estabelecida há mais tempo.

A Data Magna também fará parte dos calendários letivos das escolas que, na ocasião, proverão atividades pedagógicas para celebrá-la. A lei recomenda a instituições públicas e privadas que realizem palestras, concursos e outros eventos comemorativos e institua a Semana da História de Pernambuco.

A Revolução de 1817 é considerada o primeiro movimento efetivo de independência do Brasil. Foi o único levante separatista do período colonial. Para o bicentenário, nesta terça, o governo preparou uma programação especial para exaltar os valores de liberdade e justiça social do movimento revolucionário.

X
05/03/2018
Charges