Aécio empossa secretário de Esportes e da Juventude

Notícias - 15/06/2007

Brasília (15 de junho) – O governador Aécio Neves empossou, nesta quinta-feira, o deputado estadual Gustavo Corrêa como secretário de Estado de Esportes e da Juventude. A pasta foi criada no início deste ano, quando o governador promoveu alterações na estrutura administrativa do Estado. Na solenidade, no Palácio da Liberdade, Aécio Neves afirmou que a criação da secretaria está entre as mais importantes decisões da sua administração, uma vez que a nova pasta tem a responsabilidade de buscar maiores oportunidades de emprego e inclusão social para os jovens mineiros.

“Sob sua responsabilidade, secretário Gustavo, está talvez a maior novidade desse nosso segundo mandato. Criei a Secretaria de Esportes e da Juventude não para criar mais um posto de governo. Ao contrário, a prática deste governo tem sido a extinção de funções públicas que não são consideradas essenciais. Mas criei porque percebi que havia necessidade de darmos um sinal mais claro às novas gerações. Dizer que o governo se preocupa, na prática, com ações concretas, desenvolvimento social e econômico da nossa juventude”, disse Aécio Neves, em seu pronunciamento.

Emprego e inclusão social

Segundo o governador, Gustavo Corrêa terá a responsabilidade de levar à frente ações que busquem ampliar as oportunidades de geração de renda para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, como é o caso do Poupança Jovem, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. O programa, pioneiro no país, é dirigido a estudantes do ensino médio nas escolas estaduais, que passam a ter acompanhamento no rendimento escolar e um auxílio financeiro ao concluírem o curso no valor de R$ 3 mil.

Aécio Neves também citou programas que possibilitam, através do esporte, uma integração social mais efetiva da juventude, como os Jogos do Interior de Minas (Jimi) – Minas Olímpica. Ele ressaltou ainda os programas de prevenção e combate a drogas como importante instrumento para afastar os jovens da violência.

“São inúmeros programas que ele vai desenvolver seja no Minas Olímpica, seja no Jimi, o próprio Poupança Jovem terá uma participação importante da sua secretaria, as políticas preventivas antidrogas que são conduzidas também sob o controle da sua secretaria e que estão se espalhando por todo o Estado. Portanto, fico muito animado ao ver que o governo se renova”, afirmou o governador, em entrevista.

Mineirão/Mineirinho

Em seu pronunciamento, Gustavo Corrêa (foto) destacou que um dos seus principais desafios será também a reforma do Complexo Mineirão/Mineirinho para que jogos da Copa do Mundo de 2014 sejam realizados em Belo Horizonte, caso o Brasil se confirme como o país-sede do evento.

Ele lembrou que caberá à Secretaria de Esportes e da Juventude fazer do Mineirão e do Mineirinho os estádios mais modernos do Brasil, além de promover atividades nas áreas vizinhas ao estádio para atender às exigências de uma competição como a Copa do Mundo. “O projeto é ousado, pois pretende qualificar Minas como primeiro centro esportivo do Brasil em condições de sediar os jogos da maior competição de futebol do planeta”, afirmou o secretário.

Gustavo Corrêa garantiu ainda que outros projetos já desenvolvidos pela secretaria terão continuidade em sua gestão. “Com relação ao Programa Minas Olímpica, recebi do governador Aécio Neves a recomendação de realizar, este ano, a maior, mais empolgante e mais abrangente edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais, o JIMI”, disse.

Perfil

Gustavo de Faria Dias Corrêa está no segundo mandato como deputado estadual e é filiado ao DEM (ex-PFL). Foi assessor especial do governador Aécio Neves entre 2003 e 2004. Em 2005, assumiu como suplente uma vaga na Assembléia Legislativa de Minas e passou a ser efetivo em fevereiro de 2006. Atualmente, Gustavo Corrêa atuava como líder do DEM na Assembléia. Ele nasceu em 1975, em São Paulo, e é bacharel em Direito.

A solenidade de posse de Gustavo Corrêa contou com a presença do vice-governador Antonio Augusto Anastasia; do presidente do Partido dos Democratas (DEM), deputado federal Rodrigo Maia, do ex-senador e presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, Jorge Bornhausen; do ex-governador Rondon Pacheco; do senador Eliseu Resende; dos secretários de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, e de Desenolvimento Social, Custódio Mattos, do presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, do procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares; e o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Mariana, Celso Cotta.

X
15/06/2007