Filie-se
PSDB – CE
PSDB – CE

“A mudança que o Ceará precisa”, artigo de Francini Guedes

14 de junho de 2018
Email Share

Francini Guedes, presidente do PSDB-CE

Li recentemente no O POVO questionamentos à oposição no estado do Ceará em textos dos jornalistas Érico Firmo e Guálter George, sob os respectivos títulos “Falta à oposição mais que candidato” e “Quando o oportunismo vence a oportunidade”. Ambos comentaram a possível candidatura do General Guilherme Theophilo, do PSDB, ao governo do Ceará.

Segundo os artigos, por falta de projeto, a oposição indicaria nome ligado à segurança apenas para explorar o medo da população, num processo político carente de seriedade e de respeito ao público. Evidentemente a crítica faz parte da política e ninguém está imune a erros, mas diante de colocações, e na condição de presidente estadual do PSDB, gostaria de poder contribuir com o debate.

Como é natural nas democracias, a oposição não é uma força homogênea. Existem diferenças programáticas e ideológicas que devem ser discutidas para a construção de consensos mínimos. É o que está acontecendo no Ceará, com transparência e sem imposições, a partir de reuniões e dialogando junto à sociedade civil organizada. Esse trabalho está gerando frutos.

O senador Tasso Jereissati vem afirmando nos últimos anos que novos nomes são necessários para oxigenar a política e a gestão pública no Estado. Não existe, portanto, incoerência ou desrespeito algum, muito pelo contrário, há senso de responsabilidade. Desrespeitoso seria lançar candidatos envolvidos em escândalos ou que defendam a impunidade para criminosos presos por corrupção.

Nesse sentido, o PSDB e as forças de oposição estão construindo, juntos com a sociedade, um movimento capaz de reunir renovação política e experiência administrativa. Nada mais natural, portanto, que atrair novas lideranças, dos mais diversos setores.

Nesse processo de amadurecimento de ideias, o nome do General Theophilo surge como consequência natural, por comportar qualidades que entendemos essenciais ao projeto das oposições: profissional de conduta ética exemplar, democrata, de serviços prestados ao país, honesto, sério, respeitado por sua formação intelectual e capacidade de trabalho.

Ele é muito bem-vindo, assim como todos os que queiram participar dessa nova mudança.

(*)  Francini Guedes – Presidente do PSDB/CE

 

Compartilhe!