Mais

Deputados federais

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhões de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

Adolfo Viana

BA

Aos 37 anos, Viana exerceu dois mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia. De lá, trouxe a experiência de atuar na liderança de bloco parlamentar nos anos de 2013, 2014, 2016 e 2017. Nas eleições de 2018, foi eleito a deputado federal com 102.603 votos.

Aécio Neves

MG

Presidente nacional do PSDB entre 2013 e 2017, é formado em Economia e tem 30 anos de vida pública. Foi senador por Minas Gerais, cargo para o qual foi eleito em 2010 com mais de 7 milhões de votos. Atualmente é deputado federal (MG). (mais…)

Beto Pereira

MS

Nascido em 1977, Beto Pereira iniciou sua vida política em 2004, aos 26 anos, quando foi eleito prefeito de Terenos. Desde então, sua bandeira foi sempre voltada à educação. Em 2008 foi reeleito prefeito e seu reconhecimento foi tão grande que fez com que ele disputasse, em 2014, o cargo de deputado estadual, sendo eleito com mais de 27 mil votos da população sul-matogrossense.

  • (61) 3215-5240

  • dep.betopereira@camara.leg.br

Beto Pereira

MS

Nascido em 1977, Beto Pereira iniciou sua vida política em 2004, aos 26 anos, quando foi eleito prefeito de Terenos. Desde então, sua bandeira foi sempre voltada à educação. Em 2008 foi reeleito prefeito e seu reconhecimento foi tão grande que fez com que ele disputasse, em 2014, o cargo de deputado estadual, sendo eleito com mais de 27 mil votos da população sul-matogrossense.

  • (61) 3215-5240

  • dep.betopereira@camara.leg.br

Bia Cavassa

MS

Bia nasceu na cidade de Corumbá (MS) e será a única representante da região na Casa. Ela é pedagoga pós-graduada em Metodologia do Ensino. Está no seu primeiro mandato como deputada federal. Ela se casou com Ruiter Cunha de Oliveira, prefeito de Corumbá, e no cargo de secretária criou importantes programas, como o “Povo das Águas”, que leva assistência médica, odontológica e social, remédios e cestas básicas para a população ribeirinha pantaneira. Bia organizou diversos casamentos comunitários e atuou no projeto “Mãe Crecheira”, que garante a permanência de crianças matriculadas em creche durante as férias para que os pais possam continuar trabalhando.

Bruna Furlan

SP

Bruna Furlan está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Uma das parlamentares mais jovens,  se destaca pela defesa dos direitos da mulher, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, da juventude e pelo fortalecimento dos municípios, além de temas amplos como saúde, educação, meio ambiente e segurança pública. Bacharel em Direito e pós- (mais…)

Carlos Sampaio

SP

Formado em Direito, tornou-se, ainda jovem, promotor de justiça. Em 1993, iniciou a carreira política como vereador em Campinas. Foi secretário municipal de Segurança Pública, duas vezes deputado estadual e atualmente está no quinto mandato como deputado federal por São Paulo. (mais…)

Célio Silveira

GO

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, vice-prefeito de Luziânia (GO) entre 1996 e 1998 e prefeito entre 2004 e 2011, deputado estadual em 1999 sendo reeleito em 2002, iniciando o mandato em 2003; presidente da Agência Goiana de Esporte e Laser (AGEL) em 2013, presidente da Assembléia Legislativa em 2002, exerce seu segundo mandato como deputado federal.

Celso Sabino

PA

Auditor fiscal de carreira, Sabino é graduado em Direito e em Administração. Ele foi secretário estadual de Trabalho Emprego e Renda e, em 2013, assumiu a presidência do Instituto de Metrologia do Pará. O tucano foi eleito deputado estadual e, na Assembleia Legislativa do Pará, foi autor de propostas como a inclusão de ar-condicionado nos ônibus do transporte público, construção de hospital público veterinário e da instalação de bicicletários. Está no seu primeiro mandato como deputado federal.

DANIEL TRZECIAK

RS

Jornalista, Daniel é conhecido na região de Pelotas pelos programas apresentados na TV durante cerca de dez anos. No município em que cresceu e se formou, chegou à Câmara Municipal em 2016, com a maior votação da cidade e sendo o mais votado pelo PSDB em todo o estado. Natural de Dom Feliciano (RS), Daniel tem 31 anos e é também formado em Direito. Está em seu primeiro mandato como deputado federal.

Domingos Sávio

MG

Domingos Sávio é médico veterinário e começou cedo na vida pública, nos movimentos estudantis da UFMG, onde se destacou. Foi presidente do sindicato rural e de cooperativas. Membro fundador do PSDB, em 1992 tornou-se vereador por Divinópolis (MG), vindo posteriormente a eleger-se prefeito da cidade. O bom trabalho desenvolvido no município rendeu frutos e o (mais…)

EDNA HENRIQUE

PB

Nascida em Xique-Xique, na Bahia, mas paraibana de coração, Edna foi delegada por mais de 30 anos e por diversas vezes foi premiada como uma das melhores gestoras do país. Na prefeitura de Monteiro, Edna desenvolveu vários projetos que melhoraram a vida dos habitantes, entre eles o Napse (Núcleo de atenção Psicossocial educacional). Edna tem 60 anos, é mãe, esposa e avó. Exerce seu primeiro mandato como deputada federal.

  • (61) 3215-5962

  • dep.ednahenrique@camara.leg.br

Eduardo Barbosa

MG

Natural de Pará de Minas (MG), médico, iniciou na vida política como deputado federal após ter coordenado e presidido associações ligadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Secretário de Estado do Trabalho, Assistência Social, Criança e Adolescente de Minas Gerais, criou o Programa Casa Lar, que abriga pessoas com deficiência e sem referência familiar. Na Câmara, presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em 2014. Cumpre o sétimo mandato na Casa, sempre com foco na área social. Coordena o Núcleo Social do PSDB, ao lado da ex-deputada Rita Camata (ES).

Eduardo Cury

SP

Eduardo Cury  é engenheiro industrial, natural de São José dos Campos,  e está no seu terceiro mandato como deputado federal por São Paulo. Foi prefeito da sua cidade natal por dois mandatos consecutivos. É o único político do Brasil que recebeu por três vezes a maior condecoração dedicada a avaliar a gestão municipal: o Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae Nacional. Como gestor municipal atuou em áreas como educação, saúde e segurança, sendo responsável pela criação do Parque Tecnológico, o mais avançado do país. Exerceu ainda como a função de secretário de Transportes de São José dos Campos.

Geovania de Sá

SC

Nascida em Criciúma, Geovania de Sá é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Estreou na política em 2009, na chefia da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história da sua cidade natal. Posteriormente, assumiu a Secretaria de Saúde. Geovania tem a defesa da família como uma de suas principais bandeiras e atua na Câmara dos Deputados priorizando a expansão de cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada e a maior participação da União na alocação de recursos para áreas como a Saúde. Está em seu segundo mandato como deputada federal e é suplente da Mesa Diretora da Câmara.

Lucas Redecker

RS

Lucas Redecker ingressou na vida política aos 17 anos e, em 2003, filiou-se ao PSDB. Já em 2007, ele chegou à presidência da Juventude Tucana do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, ele perdeu o pai, o ex-deputado federal Júlio Redecker, em um acidente aéreo. Lucas assumiu o compromisso de levar adiante o legado da família e se candidatou ao cargo de deputado estadual em 2010. O tucano foi eleito com 69.043 votos, o deputado estadual mais votado da história do PSDB no RS até então. Atualmente, exerce o primeiro mandato como deputado federal.

Luiz Carlos

AC

Natural do estado do Acre, Luiz Carlos se formou em direito e passou a lutar pela participação mais ampla dos advogados na OAB. Em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, de 2011 a 2015, ele integrou as comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública, de Integração Nacional, entre outras. Pela segunda vez, volta a Câmara dos Deputados para exercer o cargo até 2022.

  • (61) 3215-5512

  • dep.luizcarlos@camara.leg.br

Mara Rocha

AC

Mara Rocha foi a mais votada no Acre para o cargo de deputada federal, com 40.047 votos. Ela nasceu em Rio Branco, é formada em Educação Física e em Jornalismo; pós-graduada em Assessoria de Comunicação. Iniciou sua carreira jornalística no ano de 1991, na TV União, afiliada da Rede Bandeirantes, como apresentadora do “Telejornal União”. Em 1992, passou a fazer parte da Rede Amazônica – TV Acre, afiliada da Rede Globo, apresentando o “Jornal do Acre – Segunda Edição”. Além de exercer a função de jornalista, Mara Rocha é empresária, atuando desde 2004 no ramo de publicidade e propaganda. Filiada ao partido desde 2015, atendendo a convite de Rocha, Mara defende mais espaço para a mulher na política.

  • (61) 3215-5607

  • dep.mararocha@camara.leg.br

Mariana Carvalho

RO

Médica e bacharel em Direito, foi eleita para exercer seu primeiro mandato na Câmara com apenas 27 anos. Em 2018, foi reeleita para o segundo mandato como deputada federal. Considerada símbolo da nova política em sua região, é voz atuante no Congresso na defesa da ética e da boa conduta. Na primeiro mandato, foi eleita Segunda Secretária da Casa e integrante da Mesa Diretora. Antes da Câmara dos Deputados, atuou como vereadora em Porto Velho, com várias leis importantes no currículo, e trabalha no Congresso Nacional por mais desenvolvimento para seu estado e por um Brasil melhor.

Nilson Pinto

PA

Exerce seu sexto mandato como deputado federal. Atuou como secretário de Educação e secretário Especial de Promoção Social do governo estadual. Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará, mestre em Geoquímica, também pela UFPA, e doutor em Geociências, pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha, Nilson foi reitor da UFPA e tem um vasto legado acadêmico e parlamentar em áreas como geociências, meio ambiente e educação. Foi responsável pela criação do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e do Fundo Estadual de Meio Ambiente.

Paulo Abi-Ackel

MG

Exerce o quarto mandato como deputado federal. É advogado e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais. Na Câmara, seu trabalho é reconhecido em função da dedicação nas áreas de direito, segurança pública e cidadania. Iniciou sua militância política ainda jovem, nos movimentos estudantis pelas eleições diretas. Foi líder da Minoria na Câmara e presidente do PSDB-MG.

Pedro Cunha Lima

PB

Exercendo pelo segunda vez o cargo de deputado federal, Pedro Cunha Lima Neto do poeta Ronaldo Cunha Lima e filho do senador Cássio Cunha Lima, Pedro é advogado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. A saúde é sua prioridade no Congresso. O tucano defende ainda mudanças na educação, como o aumento de vagas nos cursos de alfabetização. Ele é também favorável à reformulação do pacto federativo.

Roberto Pessoa

CE

Roberto Pessoa entrou na política em 1990, quando eleito a deputado estadual e, em 1994, elegeu-se deputado federal, sendo reeleito duas vezes. Em 2004 renunciou ao mandato para ocupar o cargo de prefeito de Maracanaú (CE), sendo reeleito em

(mais…)

Rodrigo de Castro

MG

Advogado, Administrador, especialista em Marketing e mestre em Gestão Estratégica das Organizações. Foi eleito deputado federal em três ocasiões (2006, 2010 e 2014) – em duas delas, como o mais votado de Minas Gerais. Antes de se tornar parlamentar, foi chefe de gabinete durante o governo de Aécio Neves e ajudou a elaborar o programa “Choque de Gestão”, com a concepção dos programas estruturantes que sanearam as finanças do Estado, preparando-o para a retomada do desenvolvimento. Entre 2011 e 2013 foi secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB.

Rose Modesto

MS

Rose Modesto foi a candidata a deputada federal mais votada no estado nas eleições de 2018, com 120.901 votos. Assumiu em 2019 seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Natural de Culturama, distrito de Fátima do Sul, a professora Rosiane Modesto de Oliveira, bacharel em História foi  vereadora e vice-governadora de Mato Grosso do Sul. No PSDB, Rose Modesto já  ocupou o cargo de Coordenadora de Relações Multipartidárias do Secretariado Nacional da Mulher- PSDB-Mulher.

(mais…)

  • (61) 3215-5414

  • dep.rosemodesto@camara.leg.br

Ruy Carneiro

PB

Ruy Carneiro  já atuou como secretário-chefe da Casa Civil de João Pessoa e secretário estadual de Juventude, Esportes e Lazer. Foi vereador por dois mandatos e deputado estadual. Ruy participou da luta pelo fim dos 14º e 15º salários no Congresso Nacional. Esse será o segundo mandato federal do tucano, que atuou na Casa entre 2011 e 2015.

Samuel Moreira

SP

Samuel Moreira é engenheiro civil, ocupou cargos na Sabesp e foi prefeito de Registro por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Foi considerado na época como o melhor do estado, com avaliação de 87,5% de aprovação, segundo a revista “IstoÉ”. Até o final de 2014, Samuel Moreira era deputado estadual em segundo mandato e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Está em seu segundo mandato como deputado federal. O parlamentar atua ao Congresso determinado a lutar por uma reforma política e pela melhoria na qualidade do serviço público. Atualmente é relator da reforma da Previdência.

Shéridan

RR

Shéridan foi a deputada eleita com a maior votação proporcional entre as mulheres para a Câmara dos Deputados em todo o país no seu primeiro mandato. Recebeu 14,95% dos votos válidos (35.555) em seu estado. Nas eleições de 2018 foi reeleita reiterando a confiança do povo roraimense em seu trabalho junto ao estado. Ela foi a primeira mulher a relatar e aprovar uma reforma política e esteve à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher entre 2017 e 2018. (mais…)

Tereza Nelma

AL

Psicóloga e especialista em educação especial, construiu sua trajetória política na capital, Maceió. Foi eleita quatro vezes consecutivas para a Câmara Municipal de Maceió. Em outubro de 2016, foi a vereadora mais votada dentre as capitais brasileiras e a segunda mais votada dentre todos os candidatos, com 15 mil votos. Como vereadora por Maceió, possui pelo menos 145 leis de sua autoria. Tereza Nelma já venceu quatro tipos de cânceres, e criou uma entidade de assistência a mulheres que enfrentam a doença, a Casa Rosa. Está em seu primeiro mandato como deputada federal.

Vanderlei Macris

SP

Advogado e microempresário, Macris começou na política como vereador de Americana (SP) e dois anos depois elegeu-se deputado estadual, cargo que ocupou por sete mandatos consecutivos, tendo presidido a Assembleia Legislativa de São Paulo. Participou ativamente da fundação do PSDB. Foi eleito para o quarto mandato como deputado federal. Ele atua especialmente em propostas de defesa dos aposentados, melhoria dos transportes, indústria e comércio.

Vitor Lippi

SP

Médico com especialização em dermatologia, Vitor Lippi está em seu segundo  mandato como deputado federal e foi prefeito de Sorocaba por duas gestões consecutivas. Recebeu vários prêmios em função de sua atuação político-administrativa, dos quais se destacam: Selo Prefeito Empreendedor 2008 pelo Sebrae/SP; diploma Prefeito Amigo da Criança 2008 pela Fundação Abrinq e em março de 2012 foi o grande vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae SP. Em Sorocaba, foi também secretário de Saúde por oito anos e desenvolveu vários projetos de destaque.


X
16/08/2016
Charges