Mais

Deputados federais

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhões de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

Antonio Imbassahy

BA

Foi líder do PSDB na Câmara por dois mandatos. Antonio Imbassahy está em seu segundo mandato como deputado federal. Anteriormente, foi governador da Bahia (1994-1995), prefeito de Salvador por dois mandatos (apontado como o melhor prefeito de capital do país) e deputado estadual, quando presidiu a Assembleia Legislativa do Estado. Na gestão Fernando Henrique Cardoso, presidiu a Eletrobrás. Atualmente, está licenciado do cargo de deputado federal.

Arthur Virgílio Bisneto

AM

Arthur Virgílio Bisneto está em seu primeiro mandato como deputado federal. Foi eleito para o cargo com 15,13% dos votos dos amazonenses – a maior votação de um candidato a deputado federal em todo o Brasil. Foi vereador de Manaus, eleito em 2000, e deputado estadual por três legislaturas. Foi  presidente do PSDB do Amazonas e vice-presidente da Assembleia Legislativa do estado.

Betinho Gomes

PE

Betinho Gomes exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Como deputado estadual, defendeu os interesses do Cabo de Santo Agostinho e como presidente do PSDB municipal estimulou a criação do “Movimento de Olho no Futuro”, iniciando, desde outubro de 2011, um amplo processo de discussão dos problemas, desafios e oportunidades que cercam o município nos dias de hoje. Na sua trajetória, destacou-se como um parlamentar comprometido com a área social do estado de Pernambuco, sempre priorizando o desenvolvimento e a valorização da cidadania.

Bruna Furlan

SP

Bruna Furlan está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Uma das parlamentares mais votadas no estado de São Paulo, trabalha em defesa da melhoria na qualidade de vida das pessoas, principalmente aquelas com necessidades especiais. É autora de 26 projetos de Lei e relatora de outros 10 em análise na Câmara. Além do Estatuto da Juventude, defendeu o voto aberto para cassação de deputados e a aposentadoria especial para pessoas com deficiência. Ajudou a barrar a PEC 37 que diminuía o poder do Ministério Público e é relatora do projeto que cria metas de erradicação da pobreza.

Bruno Araújo

PE

Advogado pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), foi eleito Deputado Estadual por dois mandatos consecutivos e, em seguida, Deputado Federal por três mandatos, onde exerceu diversas funções de destaque como a liderança do PSDB (mais…)

Caio Narcio

MG

Aos 28 anos, o filho do ex-ministro de Ciência e Tecnologia Narcio Rodrigues, formado em Ciência Política, foi eleito para seu primeiro mandato federal. Ele presidiu a Juventude do PSDB de Minas Gerais, inaugurando mais de 200 diretórios no estado. Atua na busca por mais investimentos para os serviços de saúde, saneamento básico, educação e segurança pública. O tucano se comprometeu ainda a defender iniciativas sustentáveis, como a implantação de captação e manejo de água e a democratização de tecnologias de base agroecológica.

Carlos Sampaio

SP

Formado em Direito, tornou-se, ainda jovem, promotor de justiça. Em 1993, iniciou a carreira política como vereador em Campinas. Foi secretário municipal de Segurança Pública, duas vezes deputado estadual e atualmente está no quarto mandato como deputado federal por São Paulo. (mais…)

Célio Silveira

GO

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, vice-prefeito de Luziânia (GO) entre 1996 e 1998 e prefeito entre 2004 e 2011, deputado estadual em 1999 sendo reeleito em 2002, iniciando o mandato em 2003; presidente da Agência Goiana de Esporte e Laser (AGEL) em 2013, presidente da Assembléia Legislativa em 2002, exerce seu primeiro mandato como deputado federal a partir de 2015.

CONCEIÇÃO SAMPAIO

AM

É radialista, apresentadora de TV e deputada federal pelo Amazonas. Tornou-se conhecida no estado por seu trabalho na televisão. Seu primeiro mandato político foi como vereadora em Manaus, Em 2005. No ano seguinte, elegeu-se deputada estadual, conseguindo a reeleição em 2010. Em 2015, assumiu a vaga de deputada federal pela primeira vez. Em 2018, filiou-se ao PSDB.

DANILO FORTE

CE

Cursou engenharia na UFC e formou-se advogado na Universidade de Fortaleza (Unifor). Na faculdade, engajou-se no movimento estudantil, juntando-se a milhares de jovens do país que lutaram para derrubar a ditadura. Participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), diretor da UNE e militante ativo do movimento pelas Diretas Já.  A experiência em gestão, o perfil de articulador e o histórico de conhecedor do Nordeste levaram Danilo Forte à Diretoria Executiva da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e, posteriormente, à presidência, onde ficou de maio de 2007 a março de 2010. Elegeu-se, então, deputado federal, sendo reeleito em 2014. Filiou-se ao PSDB em 2018.

Domingos Sávio

MG

Domingos Sávio é médico veterinário e começou cedo na vida pública, nos movimentos estudantis da UFMG, onde se destacou. Foi presidente do sindicato rural e de cooperativas. Membro fundador do PSDB, em 1992 tornou-se vereador por Divinópolis (MG), vindo posteriormente a eleger-se prefeito da cidade. O bom trabalho desenvolvido no município rendeu frutos e o parlamentar foi eleito duas vezes deputado estadual. Atualmente cumpre o segundo mandato na Câmara. Foi líder da Minoria em 2014, coordenando todos os partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff em seu trabalho parlamentar.

Eduardo Barbosa

MG

Natural de Pará de Minas (MG), médico, iniciou na vida política como deputado federal após ter coordenado e presidido associações ligadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Secretário de Estado do Trabalho, Assistência Social, Criança e Adolescente de Minas Gerais, criou o Programa Casa Lar, que abriga pessoas com deficiência e sem referência familiar. Na Câmara, presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em 2014. Eleito com 130.453 votos, cumpre o sexto mandato na Casa, sempre com foco na área social. Coordena o Núcleo Social do PSDB, ao lado da ex-deputada Rita Camata (ES).

Eduardo Cury

SP

Engenheiro industrial, natural de São José dos Campos, o deputado federal Eduardo Cury foi eleito para a Câmara com um total de 185.638 votos. (mais…)

  • (61) 3215-5368

Fábio Sousa

GO

O tucano Fábio Sousa estreou em 2015 na Câmara dos Deputados. Um dos seis federais eleitos pelo PSDB-GO, obteve um total de 82.204 votos. Pelo estado, cumpriu dois mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa e um na Câmara de Vereadores de Goiânia. Foi líder do governo Marconi Perillo. Formado em Gestão Pública e Teologia, é jornalista e apresenta diariamente o programa Nossa Gente, na Fonte TV. Também comanda programas nas rádios Fonte FM e Aliança Notícias 1090 há 18 anos. Como deputado estadual, defendeu leis mais rígidas para punir pedófilos e a criação de delegacias especializadas para crianças vítimas de crimes.

Floriano Pesaro

SP

Sociólogo, eleito deputado federal em 2014 com 113.949 votos. Floriano foi vereador na cidade de São Paulo, escolhido pela ONG Consciente o melhor parlamentar do legislativo paulistano em 2014. Na gestão de Fernando Henrique Cardoso, atuou como subchefe para assuntos parlamentares da Casa Civil da Presidência da República na gestão de FHC. Está licenciado do mandato de deputado federal para exercer a função de secretário de Desenvolvimento Social na gestão de Geraldo Alckmin.

Câmara aprova projeto que disciplina adoção

Geovania de Sá

SC

Nascida em Criciúma, Geovânia de Sá é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Estreou na política em 2009, na chefia da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história da sua cidade natal. Posteriormente assumiu a Secretaria de Saúde. Geovânia tem a defesa da família como uma de suas principais bandeiras e atua na Câmara dos Deputados priorizando a expansão de cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada e a maior participação da União na alocação de recursos para áreas como a Saúde.

Geraldo Rezende

MS

Formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), Geraldo Resende foi eleito vereador pelo PSDB na cidade de Dourados (MS) em 1991. Em 1999, foi eleito deputado estadual. (mais…)

Giuseppe Vecci

GO

Giuseppe Vecci é economista, empresário, gestor público e deputado federal. Foi secretário de Planejamento do governo Henrique Santillo, em 1990. (mais…)

Izalci Lucas

DF

Mineiro, Izalci Lucas se mudou para Brasília ainda criança. Formou-se em Contabilidade. Foi professor, empresário, contador e auditor, até iniciar carreira política em 2002 como deputado distrital. Em 2006, Izalci se tornou deputado federal. Atuou como secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Em 2010, reelegeu-se para a Câmara. Na última legislatura, foi membro das Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia e suplente na CPMI da Petrobras. Elegeu-se em 2014 com 71.937 votos para cumprir o terceiro mandato na Câmara.

João Gualberto Vasconcelos

BA

Empresário, foi prefeito de Mata de São João em 2005, reeleito para mandato iniciado em 2009, em uma gestão marcada pelo aumento em quatro vezes da receita própria do município, além de várias conquistas no campo sócio-educacional. (mais…)

João Paulo Papa

SP

Engenheiro eletricista e especialista em educação, exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Nasceu em Santos, onde foi prefeito entre 2005 e 2012. Ao final de seu mandato, recebeu a aprovação de 86% dos santistas. Em sua gestão, Papa mais que duplicou os investimentos em Saúde, passando de R$ 70 milhões em 2004 para R$ 187 milhões em 2011. O compromisso do tucano é trabalhar pela Baixada Santista e o Litoral de São Paulo, regiões estratégicas para o desenvolvimento nacional e com imensos desafios a superar.

JOSÉ REINALDO

MA

Filiado ao PSDB em 2018. Assumiu o governo do Maranhão, de 2002 a 2006, e o Ministério dos Transportes, de 1986 a 1990. Engenheiro civil, foi diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MA), superintendente da Novacap, secretário de Viação e Obras do Distrito Federal, diretor-presidente do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), superintendente da Sudene e superintendente de Desenvolvimento do Nordeste. Está no segundo mandato de deputado federal, sendo o primeiro exercido entre 1990 e 1994.

  • (61) 3215-5529

  • dep.josereinaldo@camara.leg.br

Jutahy Júnior

BA

Um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, Jutahy é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia. Como deputado federal, foi por quatro vezes líder da bancada do PSDB. Exerceu ainda mandato de deputado estadual e foi secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos e ministro da Ação Social, cargos nos quais se destacou por conta de sua atuação ética e responsável. Em 2014, foi reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos.

  • (61) 3215- 5407

  • dep.jutahyjunior@camara.gov.br

Lobbe Neto

SP

Lobbe Neto é biomédico e exerce seu terceiro mandato como deputado federal. Está no PSDB desde 2001 e vice-líder do partido na Câmara. Em sua trajetória política, foi ainda vice-prefeito de São Carlos, deputado estadual e secretário de Estado do Trabalho e Promoção Social. Suas bandeiras políticas são a valorização de saúde, educação e políticas para a juventude e a defesa dos interesses da região de São Carlos.

Luiz Carlos Hauly

PR

O paranaense Luiz Carlos Hauly cumpre o sétimo mandato na Câmara Federal. Economista e professor, exerceu o cargo de Secretário da Fazenda do estado do Paraná em dois períodos – entre 1987 e 1990 e entre 2011 e 2013. Tem se destacado como líder municipalista, em defesa da micro e pequena empresa e de um sistema tributário que promova o desenvolvimento. Foi vereador e prefeito da cidade de Cambé (PR).

Mara Gabrilli

SP

Atualmente em seu segundo mandato como deputada federal, Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica em decorrência de um acidente de carro, é fundadora do instituto que leva o mesmo nome. (mais…)

Marco Tebaldi

SC

Deputado federal em seu segundo mandato, Marco Tebaldi foi eleito para o cargo em 2010 e reeleito em 2014, com mais de 130 mil votos. Sua trajetória política teve início em 1992, ao ser eleito vereador de Joinville. Nesse período criou a Secretaria de Habitação, onde foi secretário, dando prosseguimento ao trabalho de contenção das invasões e urbanização de áreas ocupadas. Foi prefeito, vice-prefeito e secretário Estadual de Educação antes de chegar à Câmara.

Marcus Pestana

MG

Formado em Economia e professor universitário, Marcus Pestana exerce o seu segundo mandato na Câmara. Iniciou na política no movimento estudantil na década de 1970. Posteriormente, foi eleito o vereador mais jovem de Juiz de Fora (MG). (mais…)

Mariana Carvalho

RO

Eleita com 60.324 votos, Mariana Carvalho chegou à Câmara dos Deputados com apenas 27 anos. É formada em Medicina e Direito e teve votação em todos os municípios de Rondônia.Considerada símbolo da nova política em sua região, é voz atuante no Congresso na defesa da ética e da boa conduta. Na segundo biênio do mandato, foi eleita Segunda Secretária da Casa e integrante da Mesa Diretora. Antes da Câmara dos Deputados, atuou como vereadora em Porto Velho, com várias leis importantes no currículo, e trabalha no Congresso Nacional por mais desenvolvimento para seu estado e por um Brasil melhor.

 

Miguel Haddad

SP

Eleito deputado federal em 2014, Miguel Haddad já foi vereador, deputado estadual, vice-prefeito e três vezes prefeito de Jundiaí. É advogado e tem 30 anos de vida pública. Grande liderança política de sua região, também presidiu a Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Enquanto prefeito, Haddad foi Destaque Político do ano de 2010, conferido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB). Também foi eleito Prefeito Inovador pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Nilson Leitão

MT

Líder da bancada do PSDB na Câmara

Técnico em Contabilidade, Nilson Leitão é o atual líder do PSDB na Câmara. Foi eleito pelo PSDB vereador aos 26 anos, deputado estadual aos 28 anos e prefeito de Sinop, aos 30 anos de idade, sendo reeleito em 2004. (mais…)

Nilson Pinto

PA

Exerce seu quinto mandato como deputado federal. Atuou como secretário de Educação e secretário Especial de Promoção Social do governo estadual. Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará, mestre em Geoquímica, também pela UFPA, e doutor em Geociências, pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha, Nilson foi reitor da UFPA e tem um vasto legado acadêmico e parlamentar em áreas como geociências, meio ambiente e educação. Foi responsável pela criação do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e do Fundo Estadual de Meio Ambiente.

Otavio Leite

RJ

Otavio Leite é deputado federal em terceiro mandato. Entre outras realizações, é o autor da Lei de Responsabilidade Fiscal do esporte, que prevê caminhos para que os clubes solucionem suas dívidas. Professor universitário, especialista em políticas públicas, foi vereador do Rio de Janeiro por três mandatos consecutivos, vice-prefeito da capital fluminense e deputado estadual. Atualmente, é o presidente do diretório do PSDB na cidade do Rio de Janeiro.

Paulo Abi-Ackel

MG

Exerce o terceiro mandato como deputado federal. É advogado e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais. Na Câmara, seu trabalho é reconhecido em função da dedicação nas áreas de direito, segurança pública e cidadania. Iniciou sua militância política ainda jovem, nos movimentos estudantis pelas eleições diretas. Foi líder da Minoria na Câmara e presidente do PSDB-MG.

Pedro Cunha Lima

PB

Foi o candidato mais votado pelos eleitores paraibanos para deputado federal. Neto do poeta Ronaldo Cunha Lima e filho do senador Cássio Cunha Lima, Pedro é advogado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. A saúde é sua prioridade no Congresso. O tucano defende ainda mudanças na educação, como o aumento de vagas nos cursos de alfabetização. Ele é também favorável à reformulação do pacto federativo.

Pedro Vilela

AL

Terceiro candidato à Câmara dos Deputados mais votado em Alagoas, Pedro Vilela tem a política no sangue. É neto do empresário e político Teotonio Brandão Vilela e sobrinho do ex-governador do estado Teotonio Vilela Filho. Formado em Direito, assumiu em 2014 o cargo de secretário municipal de Esportes e Lazer de Maceió, onde foi responsável pela implantação do Programa Segundo Tempo e Viva Vôlei, que beneficiaram crianças e adolescentes da cidade. Como presidente do diretório estadual, procurou ampliar a participação da juventude na sigla.

Raimundo Gomes de Matos

CE

Médico, Gomes de Matos concentra-se na defesa da saúde, assistência social e agropecuária. Foi eleito para seu sexto mandato como deputado federal. É um defensor do reforço das propostas de agricultura familiar, visando o âmbito social. Também atuou como secretário de Ação Social, vice-prefeito e prefeito de Maranguape. Nestes cargos, ele se destacou pela competência e pelos resultados alcançados.

Ricardo Tripoli

SP

Advogado, Tripoli começou sua trajetória política ao ser eleito vereador de São Paulo. Na sequência, foi secretário de Negócios Extraordinários e deputado estadual por quatro mandatos.

(mais…)

ROCHA

AC

Terceiro candidato mais votado no Acre para a Câmara, Rocha batalha pela equiparação dos salários de militares de todo o país e pelo avanço das reformas política, tributária e do Código Penal. Ocupa a bancada de segurança pública na Casa. Com a carreira construída na Polícia Militar, ele já assumiu a Presidência da Associação dos Militares do Acre (AME-AC). Pretende abrir as portas do gabinete para dialogar com prefeitos do estado. Em 2010, foi eleito para a Assembleia Legislativa do Acre. Durante o mandato, presidiu a Comissão de Legislação Participativa.

Rodrigo de Castro

MG

Advogado, Administrador, especialista em Marketing e mestre em Gestão Estratégica das Organizações. Foi eleito deputado federal em três ocasiões (2006, 2010 e 2014) – em duas delas, como o mais votado de Minas Gerais. Antes de se tornar parlamentar, foi chefe de gabinete durante o governo de Aécio Neves e ajudou a elaborar o programa “Choque de Gestão”, com a concepção dos programas estruturantes que sanearam as finanças do Estado, preparando-o para a retomada do desenvolvimento. Entre 2011 e 2013 foi secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB.

Rogério Marinho

RN

Suplente na legislatura anterior, Rogério Marinho volta à Câmara dos Deputados a bordo de mais de 81 mil votos, quase 36 mil deles em Natal (RN), o que fez dele o deputado mais votado da capital potiguar. (mais…)

Samuel Moreira

SP

Samuel Moreira é engenheiro civil, ocupou cargos na Sabesp e foi prefeito de Registro por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Foi considerado na época como o melhor do estado, com avaliação de 87,5% de aprovação, segundo a revista “IstoÉ”. Até o final de 2014, Samuel Moreira era deputado estadual em segundo mandato e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. O parlamentar atua ao Congresso determinado a lutar por uma reforma política e pela melhoria na qualidade do serviço público.

Shéridan

RR

Shéridan foi a deputada eleita com a maior votação proporcional entre as mulheres para a Câmara dos Deputados em todo o país. Recebeu 14,95% dos votos válidos (35.555) em seu estado. (mais…)

Silvio Torres

SP

Torres é jornalista e cientista social. Foi prefeito de São José do Rio Pardo (SP) e deputado estadual (1991-1995). Elegeu-se em 2014 para o sexto mandato federal. (mais…)

Valdir Rossoni

PR

Presidente do PSDB do Paraná e da Assembleia Legislativa do estado de 2011 a 2015, Valdir Rossoni chegou à Câmara Federal com a experiência adquirida em seis mandatos de deputado estadual. Conhecido entre seus eleitores pelo combate à corrupção e a defesa da gestão dos recursos públicos – que colocou em prática nos três anos à frente da Assembleia Legislativa -, Rossoni atua nas mesmas áreas no Congresso Nacional.

Vanderlei Macris

SP

Advogado e microempresário, Macris começou na política como vereador de Americana (SP) e dois anos depois elegeu-se deputado estadual, cargo que ocupou por sete mandatos consecutivos, tendo presidido a Assembleia Legislativa de São Paulo. Participou ativamente da fundação do PSDB. Foi eleito para o terceiro mandato como deputado federal. Ele atua especialmente em propostas de defesa dos aposentados, melhoria dos transportes, indústria e comércio.

Vitor Lippi

SP

Médico com especialização em dermatologia, Vitor Lippi está em seu primeiro mandato como deputado federal e foi prefeito de Sorocaba por duas gestões consecutivas. Recebeu vários prêmios em função de sua atuação político-administrativa, dos quais se destacam: Selo Prefeito Empreendedor 2008 pelo Sebrae/SP; diploma Prefeito Amigo da Criança 2008 pela Fundação Abrinq e em março de 2012 foi o grande vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae SP. Em Sorocaba, foi também secretário de Saúde por oito anos e desenvolveu vários projetos de destaque.

WALDIR MARANHÃO

MA

Veterinário de formação, filiou-se ao PSDB em 2018. Foi reitor da Universidade Estadual do Maranhão antes de se eleger para a Câmara. Assumiu o mandato de deputado federal pela primeira vez em 2007 e já está na terceira legislatura.

Yeda Crusius

RS

Formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP), sendo pós-graduada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade Vanderbilt, Yeda Crusius iniciou sua carreira acadêmica em Porto Alegre (RS) (mais…)

X
01/09/2016
Charges