Mais

Membros da Executiva

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhão de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

Tasso Jereissati

Senador e, interinamente, Presidente Nacional do PSDB

Uma das principais lideranças do PSDB, duas vezes presidente da legenda. Governou o estado do Ceará por três mandatos. Implantou um projeto de moralização, austeridade e transparência na sua gestão pública, reconhecido pelo Unicef como modelo no combate à mortalidade infantil, e pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o estado brasileiros que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Entre 2002-2010 representou o estado como senador da república. Em 2011, foi eleito presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), órgão de formação política do PSDB. E em 2014, com mais de 2 milhões e 300 mil votos, foi eleito novamente senador pelo Ceará.

Veja mais

Aécio Neves

Presidente Nacional do PSDB (Licenciado)

Presidente nacional do PSDB desde 2013, Aécio Neves é formado em Economia e tem 30 anos de vida pública. É atualmente senador por Minas Gerais, cargo para o qual foi eleito em 2010 com mais de 7 milhões de votos.

Entre 2003 e 2010, foi governador do Estado, sendo eleito em 2002 e reeleito em 2006, no primeiro turno em ambas as ocasiões. Sob seus dois mandatos como governador, Minas Gerais viveu o “Choque de Gestão”, modelo administrativo implantado no Estado e que se tornou referência no país e internacionalmente pelos êxitos obtidos para a população. Aécio foi deputado federal entre 1987 e 2002 e, no biênio 2001-2002, presidiu a Câmara dos Deputados.

Durante o movimento Diretas Já, teve forte atuação ao lado de seu avô, o presidente Tancredo Neves. Em 2014, Aécio foi o candidato do PSDB à Presidência da República e recebeu mais de 51 milhões de votos.

Veja mais

Fernando Henrique Cardoso

Presidente de Honra

Presidente de honra do PSDB. Professor, sociólogo e pesquisador. Foi presidente da República por dois mandatos, senador constituinte, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda. Recebeu diversos prêmios pela sua contribuição acadêmica.

Atualmente, é presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), que preserva e dá acesso ao seu arquivo pessoal, além de promover o debate sobre democracia e desenvolvimento. Fernando Henrique é também imortal da Academia Brasileira de Letras e membro do grupo The Elders, que reúne líderes políticos de todo o mundo, como o ex-presidente americano Jimmy Carter e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, entre outros.

Veja mais

Giuseppe Vecci

Vice-presidente

Giuseppe Vecci é economista, empresário, gestor público e deputado federal. Foi secretário de Planejamento do governo Henrique Santillo, em 1990.

Em 1995, foi diretor da Secretaria Nacional da Assistência Social, no governo de Fernando Henrique Cardoso, quando foi implementada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Nos governos de Marconi Perillo, ocupou os cargos de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento (1999-2002), Secretário da Fazenda (2003-2004) e Secretário de Gestão e Planejamento (2011-2013).

Com mais de 120 mil votos, foi o quarto deputado federal mais bem votado no Estado em 2014. Atua em cinco comissões e preside as subcomissões permanentes Indicadores e Qualidade da Educação, e Fontes e Recursos para Incentivo à Cultura. Integra o Grupo de Planejamento Estratégico do PSDB na Câmara.

Veja mais

Aloysio Nunes Ferreira

Vice-presidente

Ministro das Relações Exteriores do governo de Michel Temer.

 

Aloysio Nunes é graduado em Direito e Ciências Sociais na USP, onde foi professor. Exilou-se na França, durante a ditadura militar, onde graduou-se em economia e obteve o título de mestre em ciência política. Foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e ministro da Justiça, vice-governador de São Paulo, secretário da prefeitura da capital paulista, secretário estadual de Transportes Metropolitanos e da Casa Civil, deputado federal por três mandatos e deputado estadual duas vezes. Em 2010, elegeu-se senador por São Paulo. Disputou as eleições presidenciais de 2014 como candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves. Atualmente, está licenciado do cargo de senador.

Veja mais

Flexa Ribeiro

Vice-presidente

Paraense de Belém, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do estado. Filiou-se ao PSDB em 1993. Em 2005, assumiu o mandato de senador, e, em 2010, foi reeleito com a maior votação da história do Pará. Entre 2013 e 2015 ocupou o cargo de primeiro-secretário do Senado, e em 2012 foi nomeado o primeiro ouvidor-geral da Casa. Entre as suas áreas de atuação, destacam- se a educação, saúde, infraestrutura e a luta por uma reforma tributária.

 

Veja mais

Alberto Goldman

Vice-presidente

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, começou a fazer política nos movimentos estudantis. Durante a ditadura militar, em 1970, foi eleito deputado estadual com o intuito de atuar pela redemocratização do Brasil. Desde então acumulou 40 anos de vida pública, com dois mandatos de deputado estadual , seis como deputado federal, além de ter ocupado três secretarias estaduais e o Ministério dos Transportes. Em 2006, foi eleito vice-governador de São Paulo, ao lado de José Serra. E em abril de 2010, com a candidatura de Serra à Presidência, Goldman tornou-se governador, cargo que exerceu até 1º de janeiro de 2011.

Veja mais

Bruno Araújo

Vice-presidente

Ministro das Cidades do governo de Michel Temer. Bruno Araújo é advogado e deputado federal licenciado e, antes de chegar à Câmara, trabalhou como chefe de gabinete do prefeito de Recife e foi duas vezes deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa. Em 2006, elegeu-se deputado federal, posteriormente reeleito em 2010 e 2014. Presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, colocando em pauta diversos temas importantes como inovação, comunicação e educação. Em 2012, foi líder do PSDB na Câmara. Atualmente, está licenciado do cargo de deputado federal.

Veja mais

Mariana Carvalho

Vice-presidente

Eleita com 60.324 votos, Mariana Carvalho chegou à Câmara dos Deputados com apenas 27 anos. É formada em Medicina e Direito e teve votação em todos os municípios de Rondônia.Considerada símbolo da nova política em sua região, é voz atuante no Congresso na defesa da ética e da boa conduta. Na segundo biênio do mandato, foi eleita Segunda Secretária da Casa e integrante da Mesa Diretora. Antes da Câmara dos Deputados, atuou como vereadora em Porto Velho, com várias leis importantes no currículo, e trabalha no Congresso Nacional por mais desenvolvimento para seu estado e por um Brasil melhor.

 

Veja mais

Carlos Sampaio

Vice-presidente jurídico

Formado em Direito, tornou-se, ainda jovem, promotor de justiça. Em 1993, iniciou a carreira política como vereador em Campinas. Foi secretário municipal de Segurança Pública, duas vezes deputado estadual e atualmente está no quarto mandato como deputado federal por São Paulo. Foi líder do PSDB na Câmara em 2013 e 2015. Coordenador Jurídico do partido, foi considerado em 2013 o oitavo parlamentar mais importante do Congresso Nacional pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e jornalistas. Foi escolhido, pelo site Congresso em Foco, um dos 25 parlamentares mais respeitados do País.

Veja mais

Silvio Torres

Secretário-Geral

Torres é jornalista e cientista social. Foi prefeito de São José do Rio Pardo (SP) e deputado estadual (1991-1995). Elegeu-se em 2014 para o sexto mandato federal. Ocupou a Secretaria de Habitação do governo de São Paulo. Como parlamentar, foi relator da CPI da Nike que investigou as irregularidades e denúncias de desvios no universo do futebol e dos clubes profissionais. É autor de um livro sobre o tema: “CBF Nike”, de 2001.

Veja mais

Antonio Imbassahy

Primeiro Secretário

Nomeado para a Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, foi líder do PSDB na Câmara por dois mandatos. Antonio Imbassahy está em seu segundo mandato como deputado federal. Anteriormente, foi governador da Bahia (1994-1995), prefeito de Salvador por dois mandatos (apontado como o melhor prefeito de capital do país) e deputado estadual, quando presidiu a Assembleia Legislativa do Estado. Na gestão Fernando Henrique Cardoso, presidiu a Eletrobrás. Atualmente, está licenciado do cargo de deputado federal.

Veja mais

Nilson Leitão

Segundo Secretário

Técnico em Contabilidade, Nilson Leitão foi eleito pelo PSDB vereador aos 26 anos, deputado estadual aos 28 anos e prefeito de Sinop, aos 30 anos de idade, sendo reeleito em 2004. Em outubro de 2010, foi eleito deputado federal com mais de 70 mil – e, em 2014, foi reeleito em primeiro lugar no estado, com mais de 125 mil votos. Foi líder da Minoria na Câmara em 2013 e vice-líder do PSDB em 2014.

Veja mais

Rodrigo de Castro

Tesoureiro

Advogado, Administrador, especialista em Marketing e mestre em Gestão Estratégica das Organizações. Foi eleito deputado federal em três ocasiões (2006, 2010 e 2014) – em duas delas, como o mais votado de Minas Gerais. Antes de se tornar parlamentar, foi chefe de gabinete durante o governo de Aécio Neves e ajudou a elaborar o programa “Choque de Gestão”, com a concepção dos programas estruturantes que sanearam as finanças do Estado, preparando-o para a retomada do desenvolvimento. Entre 2011 e 2013 foi secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB.

Veja mais

Thelma de Oliveira

Tesoureira adjunta

Atual prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), iniciou a vida política como Secretária Municipal de Promoção Social da Prefeitura de Cuiabá na gestão 1986-1993. Retornou ao cargo entre 1993 e 1994. No ano seguinte, foi escolhida presidente da Fundação de Promoção Social de Mato Grosso. Em 2002 obteve êxito nas eleições para deputada federal, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos até 2011. Exerceu por dois mandatos a presidência Nacional do Secretariado do PSDB-Mulher. Sua gestão foi marcada, entre outras realizações, pela conquista da aprovação da Resolução 1/13, que estabelece número mínimo de candidaturas de mulheres no registro de chapas do PSDB. Atualmente ocupa a vice-presidência Nacional do Secretariado do PSDB-Mulher.

Veja mais

Paulo Bauer

Vogal e Líder do Senado

Líder do PSDB no Senado, integra a Casa desde 2011 – foi eleito para o cargo no ano anterior, com mais de um milhão de votos. Foi vice-governador, deputado federal por quatro mandatos, deputado estadual e por duas vezes secretário estadual de Educação. Disputou pelo PSDB, em 2014, o governo de Santa Catarina. É formado em Ciências Contábeis e Administração e iniciou-se na vida política militando no movimento estudantil da FURJ, atual Univille.

Veja mais

Ricardo Tripoli

Líder da bancada do PSDB na Câmara

Líder da bancada do PSDB na Câmara

 

Advogado, Tripoli começou sua trajetória política ao ser eleito vereador de São Paulo. Na sequência, foi secretário de Negócios Extraordinários e deputado estadual por quatro mandatos. Presidiu a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi secretário estadual de Meio Ambiente e presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Foi eleito em 2014 para o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Defende a preservação dos direitos dos animais. Atualmente, sua bandeira principal é a luta para aumentar as penas contra quem comete crimes com requintes de crueldade contra os animais.

Veja mais

Jutahy Júnior

Vogal

Um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, Jutahy é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia. Como deputado federal, foi por quatro vezes líder da bancada do PSDB. Exerceu ainda mandato de deputado estadual e foi secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos e ministro da Ação Social, cargos nos quais se destacou por conta de sua atuação ética e responsável. Em 2014, foi reeleito deputado federal com mais de 100 mil votos.

Veja mais

Eduardo Cury

Vogal

Engenheiro industrial, natural de São José dos Campos, o deputado federal Eduardo Cury foi eleito para a Câmara com um total de 185.638 votos. Foi prefeito da sua cidade natal por dois mandatos consecutivos. É o único político do Brasil que recebeu por três vezes a maior condecoração dedicada a avaliar a gestão municipal: o Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae Nacional. Como gestor municipal atuou em áreas como educação, saúde e segurança, sendo responsável pela criação do Parque Tecnológico, o mais avançado do país. Exerceu ainda como a função de secretário de Transportes de São José dos Campos.

Veja mais

Daniel Coelho

Vogal

Exerce seu primeiro mandato como deputado federal. Ex-deputado estadual e vereador em Pernambuco, Coelho defendeu questões relativas ao meio ambiente e direitos humanos. Formado em administração, promoveu debates sobre maus-tratos a animais, uso de energia limpa e contra a implantação de uma usina nuclear no estado. Também empenhou-se no programa para redução gradativa do número de veículos de tração animal na cidade, o disciplinamento da arborização urbana e a inclusão da disciplina de educação ambiental na grade curricular das escolas públicas municipais. Foi candidato à prefeitura de Recife em 2012.

Veja mais

Arthur Virgílio Bisneto

Vogal

Arthur Virgílio Bisneto está em seu primeiro mandato como deputado federal. Foi eleito para o cargo com 15,13% dos votos dos amazonenses – a maior votação de um candidato a deputado federal em todo o Brasil. Foi vereador de Manaus, eleito em 2000, e deputado estadual por três legislaturas. Foi  presidente do PSDB do Amazonas e vice-presidente da Assembleia Legislativa do estado.

Veja mais

Rita Camata

Vogal

Jornalista e política capixaba, foi deputada federal por cinco mandatos: 1986, 1990, 1994, 1998 e 2006, participando da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Em 2002 foi candidata a vice-presidente da República pela coligação Grande Aliança (PSDB-PMDB), na chapa do tucano José Serra (SP). Atuou ainda como Secretária de Desenvolvimento, Infraestrutura e Transportes do governo de Paulo Hartung (PSDB) no Espírito Santo. Filiou-se ao PSDB em 2009.

Veja mais

Yeda Crusius

Vogal e Deputada Federal

Formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP), sendo pós-graduada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade Vanderbilt, Yeda Crusius iniciou sua carreira acadêmica em Porto Alegre (RS) e lecionou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo uma das primeiras diretoras da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade. Entre janeiro e maio de 1993, ocupou o cargo de Ministra do Planejamento. Um ano depois, foi eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul, sendo reeleita em 1998 e 2002. Em 2006, foi eleita governadora do Rio Grande do Sul e tornou-se a primeira mulher a governar o estado. Em janeiro de 2017, Yeda retornou à Câmara dos Deputados após uma década.

Veja mais

Firmino Filho

Vogal

É prefeito de Teresina (PI) em terceiro mandato. Foi eleito, pela primeira vez em 1996, com 33 anos, reeleito em 2000 e voltou a vencer a disputa municipal em 2012. Por sua gestão, recebeu o prêmio Prefeito Criança, concedido por Unicef e Fundação Abrinq. Ocupou ainda os cargos de vereador, deputado estadual e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Está no PSDB desde o início da sua vida pública. É economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado pela Universidade de Illinois (EUA).

Veja mais

Eduardo Jorge Caldas

Vogal

Eduardo Jorge é formado em economia. Foi o coordenador da implantação do Prodasen (Centro de Processamento de Dados do Senado), que modernizou a gestão e a transmissão de dados no Congresso. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência. É presidente do PSDB do Distrito Federal, no cargo desde 2013. Entre 2007 e 2013, foi o vice-presidente executivo nacional do PSDB.

Veja mais

Geovânia de Sá

Suplente

Nascida em Criciúma, Geovânia de Sá é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Estreou na política em 2009, na chefia da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história da sua cidade natal. Posteriormente assumiu a Secretaria de Saúde. Geovânia tem a defesa da família como uma de suas principais bandeiras e atua na Câmara dos Deputados priorizando a expansão de cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada e a maior participação da União na alocação de recursos para áreas como a Saúde.

Veja mais

Moema São Thiago

Suplente

Moema é advogada e socióloga. Foi uma das fundadoras do PSDB e a primeira secretária de assuntos internacionais do partido. Foi deputada federal constituinte, entre 1985 e 1988. É militante dos direitos humanos, da ecologia e das causas indígenas e da mulher. Faz parte da Executiva Nacional do PSDB desde a fundação do partido. Lutou contra o regime militar e foi exilada política, participando dos movimentos pela redemocratização do país e das Diretas Já.

Veja mais

Terezinha Nunes

Suplente

Terezinha Nunes é formada em Comunicação Social, habilitação jornalismo. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Comunicação Social do Secretariado Nacional da Mulher- PSDB-Mulher. Está filiada ao PSDB desde 2002, seu único partido. Foi deputada estadual por Pernambuco por dois mandatos. Ocupou a Secretaria de Imprensa do Estado no governo de Jarbas Vasconcelos e exerceu a mesma função na prefeitura do Recife também na gestão Jarbas. Foi ainda secretária de Estado na titularidade da pasta de Desenvolvimento Urbano. Atualmente é presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), preside o PSDB Mulher PE e é suplente da Executiva Nacional do PSDB.

Veja mais

Nancy Thame

Suplente

Engenheira agrônoma, bacharel em Direito e Gestora Ambiental, já atuou no setor público, no Ministério da Agricultura e prefeituras, e no setor privado, como empresária e professora universitária. Milita há seis anos junto ao movimento de mulheres do PSDB. Em 2010, passou a integrar o Conselho da Mulher Empresária de Piracicaba (SP), que desenvolve atividades sociais e assistenciais para mulheres com interesse em empreendedorismo. Também realiza trabalhos com o Instituto Formar, que oferece assistência integral e cursos profissionalizantes para jovens adolescentes. No partido, já foi primeira secretária do PSDB-Mulher Nacional e Coordenadora de Articulação Política do PSDB-Mulher de São Paulo.

Veja mais

Marcos Antonio Fernandes

Suplente

Fundador e presidente do núcleo Diversidade Tucana. É formado em Filosofia e integra o PSDB desde a criação do partido. Integrou a juventude do PSDB, chegando a ocupar os cargos de secretário-geral do segmento jovem na capital paulista e no estado de São Paulo.

Veja mais

Luislinda Valois

Suplente

Luislinda é uma das primeiras mulheres negras do Brasil a alcançar o cargo de juíza. Atualmente, é desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia. Está filiada ao PSDB desde 2013, e disputou pelo partido as eleições de 2014. É militante pelos direitos dos homossexuais, das religiões de matriz afro e das vítimas do tráfico de pessoas. A tucana assumiu, em julho de 2016, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e desde o dia 3 de fevereiro de 2017 comanda o Ministério dos Direitos Humanos.

Veja mais

Solange Jurema

Presidente do PSDB Mulher

A alagoana Solange Bentes Jurema é presidente do Secretariado Nacional da Mulher- PSDB-Mulher. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre 1999 e 2002, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu a Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher (SEDIM), órgão recém-criado. De 2007 a 2010, teve participação no governo tucano de Teotônio Vilela, em Alagoas, onde ocupou o cargo de secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Em janeiro de 2013, assumiu a Secretaria Municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento, da prefeitura de Maceió, na gestão tucana de Rui Palmeira.

A partir da Convenção Nacional do PSDB 2015, passa a ter voz e voto na Executiva Nacional do partido em todos os assuntos, não só em questões de gênero, como antes. Uma conquista que se estenderá à todas as presidentes do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, já que o presidente Aécio Neves alterou o estatuto a pedido de Solange Jurema.

Veja mais

André Felipe Morais Matos

André Felipe Morais Matos, 24 anos, manauara, filiado ao PSDB desde 2012, estudante de Administração da Universidade Federal do Amazonas, foi Presidente reeleito do Diretório Central dos Estudantes da UFAM (2014/2016). Como Tesoureiro Nacional da JPSDB, coordenou os trabalhos de Movimento Estudantil, credenciando-o recentemente a ser o primeiro candidato tucano à Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) pelo Movimento “Vem Que a UNE é nossa”, efetivando-se como Diretor da UNE. Esteve como Presidente da Juventude do PSDB/Manaus e Tesoureiro Nacional da Juventude do PSDB, até assumir a Presidência Nacional.

Veja mais

Juvenal Araújo

Presidente do Tucanafro

 

Mineiro de Governador Valadares, Juvenal Araújo é graduado em Gestão Pública e é presidente do Tucanafro.

Como sindicalista Juvenal Araújo já assumiu os cargos de superintendente administrativo do Sindicato dos Agentes de Saúde no Estado de Minas Gerais (SINAS-MG), atuou como diretor da Federação Estadual dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Minas Gerais (FEESSEMG) e diretor de Formação e Educação Sindical da Força Sindical de Minas Gerais. Em 2010, foi eleito secretário de Formação e Educação Sindical da Força Sindical. Membro da Executiva Municipal do PSDB de Belo Horizonte, da Executiva Estadual e Nacional, suas ações em defesa da construção e implementação de políticas afirmativas para a população negra o levaram a criação do Secretariado Estadual da Militância Negra do PSDB de Minas Gerais e se tornou um dos fundadores do Secretariado da Militância Negra do PSDB a nível Nacional, sendo eleito Presidente Nacional deste segmento. Coordenador do Movimento Atitude Afirmativa, que tem como objetivo fomentar políticas públicas e ações nas áreas de Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, igualdade racial, cultura, turismo, educação e qualificação e requalificação de mão-de-obra, dentre outras, no apoio, elaboração e execução de projetos; valorização do capital humano nos seus procedimentos de gestão / desenvolvimento sustentável; resgate da cultura permitindo, sobretudo, um efetivo processo de inclusão e de reintegração das pessoas nos processos políticos, civis, culturais, econômicos, sociais, e ambiental. A partir de 2016 já assumiu as funções de Secretário Nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Secretário Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais e Assessor Especial da Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial ligado ao antigo Ministério da Justiça e Cidadania, assumiu interinamente a Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial.

 

Veja mais

José Aníbal

Presidente do ITV e Ex-presidente da Comissão Executiva

Formado em Economia, Aníbal é o primeiro suplente de José Serra (SP) no Senado. Exerceu cinco mandatos como deputado federal e foi secretário estadual de Energia e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Presidiu o PSDB entre 2001 e 2003 e coordenou a campanha de José Serra à Presidência em 2002. Participou ativamente do movimento pela Anistia e foi um dos coordenadores das Diretas Já. Foi líder do PSDB na Câmara durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, sendo um dos principais articuladores das reformas do Plano Real. Atuou também como vereador da cidade de São Paulo.

Veja mais

Pimenta da Veiga

Ex-presidente da Comissão Executiva

Pimenta da Veiga é um dos fundadores do PSDB. Ao longo de sua vida pública, foi prefeito de Belo Horizonte, deputado federal e ministro das Comunicações. Foi opositor ao regime militar no Congresso e um dos líderes do movimento Diretas Já. Como ministro, foi o responsável pela democratização da telefonia celular. É o atual presidente do Instituto Teotônio Vilela de Minas Gerais. Em 2014, foi candidato pelo PSDB ao governo estadual.

Veja mais

Teotonio Vilela Filho

Ex-presidente da Comissão Executiva

Ex-governador de Alagoas, cargo que exerceu por dois mandatos, Teotonio Vilela Filho foi também senador da República e presidiu o PSDB entre 1996 e 2001. Foi eleito senador em 1986, aos 36 anos, e se tornou o mais jovem parlamentar da Casa. É formado em economia pela Universidade de Brasília, com especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É filho do ex-senador Teotônio Vilela, um dos líderes da redemocratização do país.

Veja mais

José Serra

Ex-presidente da Comissão Executiva

Senador por São Paulo, cargo para o qual foi eleito em 2014 com mais de 11 milhões de votos. Formado em Engenharia e Economia, foi secretário estadual, deputado federal por duas vezes, senador da República, ministro do Planejamento e Orçamento, ministro da Saúde, ministro das Relações Exteriores, prefeito e governador do estado de São Paulo, além de presidente nacional do PSDB entre 2003 e 2004. Disputou a Presidência da República pelo PSDB em 2002 e 2010. Entre suas realizações na vida pública, estão a implantação da comercialização dos medicamentos genéricos e o programa de combate à aids, reconhecido como um dos melhores do mundo.

Veja mais

Eduardo Azeredo

Ex-presidente da Comissão Executiva

Um dos fundadores do PSDB. Em 1990 foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa com Pimenta da Veiga. Assumiu a prefeitura com a renúncia do titular. Em 1994 foi eleito governador do estado. É autor da lei “Robin Hood”, que tornou possível que os municípios mais carentes de Minas Gerais obtivessem mais recursos na repartição do ICMS em função da aplicação de políticas públicas. Foi eleito senador em 2002 e deputado federal em 2010.

Veja mais
X
13/06/2017
Charges