Mais

Prefeitos

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhões de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

Alberto Mourão

Praia Grande (SP)

Prefeito eleito de Praia Grande pelo quinto mandato, o advogado Alberto Mourão iniciou sua carreira política nas eleições de 1982, quando foi eleito vereador da cidade, mandato que exerceu entre 1983 a 1988. Presidiu a Câmara Municipal entre 1987 e 1988. Nesse ano, foi eleito vice-prefeito do município. Ocupou também o cargo de Secretário Municipal da Educação. Foi eleito prefeito de Praia Grande pela primeira vez em 1992. Em 1998, foi eleito deputado federal. Exerceu seu mandato até o ano 2000, quando foi eleito prefeito pela segunda vez. Em 2004, foi reeleito pela terceira vez. De 2005 a maio de 2011 foi coordenador-regional do PSDB na Baixada Santista. Presidiu ainda o Secretariado Estadual de Prefeitos do PSDB e é membro da executiva do Diretório Estadual do partido. Em 2012, Mourão foi eleito para seu quarto mandato de prefeito de Praia Grande.

Alex de Freitas

Contagem (MG)

Candidato favorito da grande maioria da população de Contagem, eleito para a prefeitura no segundo turno em 2016 com 72,96% dos votos, Alex de Freitas é natural de Belo Horizonte, tem 42 anos e é microempresário. Casado e pai de três filhos, começou sua trajetória pública em 1997, como auxiliar administrativo na Regional de Petrolândia. Em 2009, foi nomeado secretário-adjunto de governo, fazendo a relação entre a Prefeitura de Contagem e a Câmara Municipal. Já em 2013, foi escolhido como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. À frente da pasta, o tucano conseguiu a assinatura do termo de cooperação mútua entre as cidades de Jiaxing, no norte da China, e Contagem, transformando-as em cidades-irmãs.

André Merlo

Governador Valadares (MG)

Ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo do tucano Antonio Anastasia, André Merlo foi eleito, ainda em primeiro turno em 2016, com 81,03% dos votos válidos para comandar, pela primeira vez, a prefeitura de Governador Valadares (MG). Ele recebeu o apoio de 106.905 eleitores. Engenheiro mecânico, comerciante e produtor rural, André tem 50 anos e tem grande atuação em sindicatos e entidades de classe. Como presidente da União Ruralista Rio Doce (URRD) por dois mandatos, ajudou a trazer um empreendimento do ramo que gerou 250 empregos diretos e cerca de 5 mil indiretos no município onde nasceu. Foi também deputado estadual.

Cinthia Ribeiro

(TO)

Cinthia Ribeiro é natural de Anápolis (GO). É fonoaudióloga formada pela Unip, em Brasília, e empresária. Foi candidata à vice-governadora na eleição de 2014.  Cinthia Ribeiro ganhou as urnas em outubro de 2016 como vice-prefeita e assumiu no dia 1º de janeiro o cargo. Em  2018, assumiu o cargo de prefeita de Palmas. A sua bandeira é a defesa dos direitos da mulher e sua participação nos mais diversos segmentos da sociedade.

(mais…)

Dr. Mamoru

Itaquaquecetuba (SP)

Prefeito reeleito de Itaquaquecetuba em 2016 no primeiro turno, com 63,09% dos votos, o tucano Mamoru Nakashima é natural de Presidente Venceslau (SP), tem 57 anos e é médico ginecologista e obstetra. Casado e pai de dois filhos, sempre desenvolveu trabalhos sociais e voluntários em Itaquaquecetuba, onde mora há mais de 30 anos. Ingressou na vida pública em 2012, quando se candidatou pela primeira vez ao cargo de prefeito e foi eleito também no primeiro turno, com 53,27% da preferência dos eleitores.

Duarte Nogueira

(SP)

Engenheiro agrônomo, ingressou na vida política ainda jovem. Por três anos consecutivos exerceu o cargo de deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa. A convite dos governadores tucanos Mario Covas e Geraldo Alckmin, ocupou o cargo de secretário de Habitação e, posteriormente, de Agricultura e Abastecimento. Em 2006, 2010 e 2014 elegeu-se deputado federal, sendo, em 2011, líder do PSDB na Câmara dos Deputados. Em 2016, foi eleito prefeito de Ribeirão Preto com 56,94% dos votos.

Duarte Nogueira

Ribeirão Preto (SP)

Felício Ramuth

São José dos Campos (SP)

Com 62,2 % dos votos válidos, o empresário Felício Ramuth foi eleito, no primeiro turno em 2016, o novo prefeito de São José dos Campos (SP). O tucano obteve 219.511 votos e sua vitória marca o retorno do PSDB ao comando da prefeitura. Nascido em São Paulo, Felício tem 47 anos, é filiado ao partido desde os 23 e formado em Administração com pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2005, durante a gestão de Cury, Ramuth passou a atuar diretamente na administração municipal e exerceu cargos como presidente da Urbam, Secretário de Transportes e assessor de Planejamento em Comunicação.

Fernando Fernandes

Taboão da Serra (SP)

Fernando Fernandes Filho foi reeleito prefeito de Taboão da Serra (SP) com 67.643 votos nas eleições municipais de 2016, o que corresponde a 53,77% dos votos válidos para a disputa. O tucano também ocupou o cargo por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Fernando Filho nasceu em São Paulo no dia 30 de janeiro de 1952. Ele é médico e se formou pela Santa Casa de São Paulo. Em outubro de 2012, foi eleito prefeito de Taboão da Serra pelo PSDB.

Jorge Pozzobom

Santa Maria (RS)

Jorge Pozzobom, é advogado e foi eleito no 2º turno das eleições de 2016 prefeito de Santa Maria/RS pelo PSDB. Antes, foi eleito deputado estadual em 2010 e em 2014, quando foi reeleito com 48.244 votos, sendo o segundo mais votado do PSDB no estado.

Marcus Melo

Mogi das Cruzes (SP)

Nascido em Mogi das Cruzes, o tucano Marcus Melo, 43 anos, obteve uma votação expressiva nas eleições municipais de 2016: foi eleito como prefeito no primeiro turno com 64,34% dos votos, em sua primeira candidatura ao cargo. Iniciou sua carreira na administração pública em 2009, quando assumiu a direção do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) de Mogi das Cruzes. Desde então, tem trabalhado ao lado do atual prefeito da cidade, Marcos Bertaiolli, acompanhando de perto a transformação da cidade.

Napoleão Bernardes

Blumenau (SC)

Napoleão Bernardes é o atual prefeito de Blumenau e foi reeleito para o cargo em 2016, no segundo turno. O tucano teve 104.535 dos votos válidos, o que corresponde a 57,56%.

Aos 16 anos, filiou-se ao PSDB e aos 17 anos, atuou como presidente da juventude do partido em Blumenau. Entre 2001 e 2003 foi secretário-geral e de 2007 a 2009, vice-presidente do PSDB na idade. Foi eleito vereador em 2008 e prefeito em 2012, também no segundo turno – quando também derrotou Jean Kuhlmann (PSD) e se tornou o prefeito mais jovem da cidade. Aos 34 anos, ele é advogado, formado pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e natural da cidade. Também foi professor universitário e radialista.

Nelson Marchezan Júnior

Porto Alegre (RS)

Advogado com pós-graduação em Gestão Empresarial, exerceu a profissão por oito anos antes de ingressar na vida pública. É o atual prefeito de Porto Alegre (RS). Foi eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014, com cerca de 120 mil votos. Antes de chegar à Câmara, foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banrisul e deputado estadual entre 2002 e 2006 – para o cargo, recebeu em 2006 mais de 45 mil votos, sendo o mais votado do PSDB na ocasião.

Orlando Morando

São Bernardo do Campo (SP)

Eleito à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no segundo turno, com 59,94% dos votos válidos, o tucano Orlando Morando tem 41 anos, é formado em Direito e atualmente cumpre o seu terceiro mandato como deputado estadual. Casado e pai de dois filhos, Orlando é natural de São Bernardo e iniciou sua vida pública aos 18 anos, quando foi escolhido representante da comunidade na discussão de propostas para melhorias na região. Em 1996, disputou a sua primeira eleição, tornando-se vereador. Já em 2002, foi eleito pela primeira vez como deputado estadual, sendo reeleito, em 2010, como um dos parlamentares mais votados do estado.

Ortiz Junior

Taubaté (SP)

Ortiz Júnior iniciou sua vida política em 1990 e, no ano seguinte, filiou-se ao PSDB. Participou das manifestações de 1992 que pediram o impeachment do então presidente Fernando Collor, no movimento que ficou conhecido como “caras pintadas”. Disputou sua primeira eleição para a prefeitura em 2008 e, em 2012, foi eleito pela população de Taubaté com 63% dos votos válidos. É advogado e tem cursos de pós-graduação em Gestão Ambiental, Gerência de Cidades, Direito Administrativo e Direito Público.

Paula Mascarenhas

Pelotas (RS)

Primeira mulher eleita para a Prefeitura de Pelotas, ainda no primeiro turno de 2016 com 59,86% dos votos válidos, Paula Mascarenhas tem 46 anos, é doutora em Letras e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Vice-prefeita da cidade na gestão 2013/2016, na chapa encabeçada pelo tucano Eduardo Leite, iniciou sua trajetória pública em 2012. Com apenas uma disputa eleitoral no currículo, desbancou políticos tradicionais nessas eleições municipais, tornando-se também a primeira candidata a ser eleita no primeiro turno na maior cidade da região sul do Rio Grande do Sul.

Paulo Alexandre Barbosa

Santos (SP)

Prefeito de Santos, o advogado Paulo Alexandre Barbosa foi eleito pela primeira vez para o cargo em 2012, quando venceu a disputa no primeiro turno das eleições. Foi deputado estadual reeleito em 2010 com 215.061 votos, o segundo mais votado no estado. Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O tucano também foi secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e secretário-adjunto da Educação de SP. Eleito com 77,74% do total de votos válidos no primeiro turno, este será o segundo mandato de Barbosa como prefeito de Santos. Em sua carreira política, ele já obteve o recorde de mais jovem deputado, até então, na história do estado, com mais de 182 mil votos. Barbosa foi reeleito em 2010, com 215 mil votos.

Raquel Lyra

Caruaru (PE)

Prefeita eleita com 53,15% dos votos válidos em 2016, Raquel Lyra foi a única mulher no Brasil eleita no segundo turno nesta eleição. Natural de Recife e formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Raquel assumiu, em 2002, o cargo de delegada da Polícia Federal até 2005, quando foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado. Raquel Lyra governará para mais de 350 mil habitantes.

Romero Rodrigues

Campina Grande (PB)

Romero Rodrigues exercerá seu segundo mandato como prefeito de Campina Grande a partir de 2017. Antes disto, foi deputado federal, deputado estadual e vereador na cidade por quatro mandatos consecutivos, ocupando a presidência da Câmara Municipal. O tucano foi também secretário de Interiorização e Chefe da Casa Civil do governo da Paraíba, nas gestões de Cássio Cunha Lima. É engenheiro agrônomo de formação, com pós-graduação em irrigação.

Rubens Furlan

Barueri (SP)

Rubens Furlan foi eleito para a prefeitura de Barueri com 84,73% dos votos. O tucano já havia ocupado o cargo entre 1983 e 1988, 1993 e 1996 e 2005 e 2012. O tucano ainda foi vereador entre 1977 e 1982, deputado estadual entre 1991 e 1992 e deputado federal entre 1998 e 2002. Nascido em 12 de dezembro de 1952 na cidade de Sorocaba, Furlan é formado em direito. É pai da deputada federal tucana Bruna Furlan.

Rui Palmeira

Maceió (AL)

Reeleito prefeito de Maceió em 2016, Rui Palmeira é advogado com especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas. Nascido em Maceió no dia 13 de setembro de 1976, foi eleito prefeito pela primeira vez em 2012, em primeiro turno, com 230.129 votos. Na ocasião, tornou-se o primeiro integrante do PSDB a chefiar o Poder Executivo maceioense.

Ingressou na carreira política ocorreu em 2006, quando foi eleito deputado estadual. Em 2010, foi eleito deputado federal. À frente da prefeitura, Maceió tornou-se a cidade mais transparente de Alagoas e uma das capitais mais transparentes do Brasil, obtendo 9,5 no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal.

Zenaldo Coutinho

Belém (PA)

Zenaldo é advogado e cumpre seu primeiro mandato como prefeito de Belém. Foi vereador da capital paraense – o mais jovem do Brasil na ocasião, aos 21 anos -, deputado estadual e cumpriu quatro mandatos como deputado federal, quando chegou a ser líder da Minoria na Câmara. Exerceu ainda o cargo de chefe da Casa Civil do governo do Pará e de presidente do PSDB de Belém.

01/09/2016