PSDB Mulher

COORD. JURÍDICA:SHEILA DINIZ /CE
OUVIDORA:CARLA LOPES / RN

HISTÓRICO

Datado oficialmente de 1999 – da V Convenção Nacional, quando o PSDB confirmava ali sua vocação socialdemocrata e libertária ao reconhecer a importância do papel da mulher dentro do partido, nasceu o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB.

Sob a direção da deputada federal Yêda Crusius e o empenho vigoroso das tucanas Luci Montoro, Marisa Serrano, Maria Abadia, entre outras, estava representada ali a força da mulher dentro do PSDB.

O PSDB-Mulher, desde então, venceu inúmeros desafios para conquistar espaço político dentro da legenda e no cenário nacional. Com o compromisso de avançar nas conquistas de lutas pelas causas das mulheres tucanas e de todas as brasileiras, – tais como uma maior ocupação dos espaços de poder pelas mulheres em todas as instâncias, seja pública ou partidária; o combate à violência contra a mulher e a conquista da igualdade salarial de gênero – bandeiras vistas como instrumentos fundamentais para a construção da igualdade no Brasil. O PSDB-Mulher, através dos Secretariados Estaduais, está hoje organizado em todos os Estados da federação, e, atualmente reflete seus 16 anos de luta e diversas conquistas, entre as quais, alcançou, nas últimas eleições municipais, 80 prefeitas eleitas e mais de 706 a vereadoras.

Da sua criação aos dias de hoje, sob a coordenação de outras grandes tucanas, que posteriormente somaram forças ao secretariado – a exemplo de Thelma de Oliveira, que na comemoração dos 10 do PSDB-Mulher apresentou conquistas memoráveis para as tucanas, como a implementação da Resolução Nº. 001/2013 (CEN/PSDB) que garante 30% das vagas disputadas em eleições, assim como nos cargos dos diretórios municipais, estaduais e nacional, e da atual presidente do Secretariado, Solange Jurema, que garantiu à uma mulher a cadeira de vice-Presidência na Executiva Nacional do PSDB – dando voz ativa à mulher no âmbito das decisões do PSDB.

Consciente de que ainda há muito por fazer e de sua real capacidade de luta pelos direitos da mulher, O PSDB-Mulher segue cada vez mais forte em busca da igualdade social, econômica, política e de gênero no nosso país.

Presidente: Yeda Crusius (RS) Vice-presidente: Nancy Thame (SP) 1ª Secretária: Angela Sarquiz (RS)

30/08/2016