Filie-se
PSDB – DF
PSDB – DF

Izalci comemora vitória de Davi Alcolumbre no Senado

6 de fevereiro de 2019
Email Share
Texto: Larissa de Mello

Davi Alcolumbre foi eleito com 42 votos

O Senado Federal elegeu, neste sábado (02/02), seu novo presidente, Davi Alcolumbre (DEM/AP), eleito com 42 votos. No entanto, o dia foi bastante m0vimentado.  Ainda durante a madrugada, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a eleição fosse feita por meio de votação secreta. Apesar disso, vários senadores declararam seu voto, como, por exemplo, o presidente do PSDB/DF, senador Izalci Lucas, que já havia revelado sua opção nas redes sociais.

Davi Alcolumbre é eleito

Senador Izalci durante o voto

“Nossos eleitores têm que saber o que defendemos e o que pensamos, por isso defendo o voto aberto. Vamos mudar, e a mudança está com Davi Alcolumbre”, afirmou.

Foram realizadas duas votações, já que a primeira foi cancelada, após ser detectada uma cédula a mais na urna, durante a contagem de votos. Posteriormente, os senadores decidiram fazer uma 2ª votação, que elegeu o novo presidente. Para Izalci, a vitória foi resultado de um trabalho de meses.

Portanto, ele comemorou a eleição do colega: “Foi um trabalho de meses pela candidatura do Davi, que é uma pessoa querida por todos e que hoje assume essa importante missão de resgatar o Senado, e colocar a Casa mais próxima da população. Tenho certeza que foi uma vitória maravilhosa, e nós vamos mudar o País”, declarou.

Em suma, a votação na qual Davi Alcolumbre foi eleito finalizou da seguinte forma:

Fernando Collor (PROS/AL): 3

Regudde (sem partido/DF): 6

Angelo Coronel (PSD/BA):8

Davi Alcolumbre (DEM/AP): 42

Renan Calheiros (MDB/AL): 5

Esperidião Amin (PP/SC): 13.

 

Além disso, o senador comemorou a eleiçao de Davi Alcolumbre em entrevista. Confira.

Voto aberto

O presidente do PSDB/DF, senador Izalci Lucas, é defensor declarado do voto aberto. Para ele, os brasileiros querem transparência de seus governantes. Portanto, em defesa desse ponto de vista, ele assinou o requerimento de urgência para a votação do projeto do senador Lasier Martins (PSD/RS), que propõe alterar o regimento do Senado e acabar definitivamente com o voto secreto. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Compartilhe!