Filie-se
PSDB – DF
PSDB – DF

GO: Patrulhas do Desenvolvimento chega ao Entorno do DF

17 de outubro de 2013
Email Share

imagem-051O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), lançou esta semana o Programa Patrulhas do Desenvolvimento. O objetivo é apoiar os municípios em obras urbanas e rurais. “Cada patrulha é composta por duas patrolas, três pás carregadeiras e seis caminhões. Os municípios a serem atendidos estão inseridos no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) do governo estadual, e visa, em caráter emergencial, atender aos municípios das regiões Nordeste, Entorno do Distrito Federal, Oeste e Norte”, explica o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci. Setenta e cinco máquinas ficarão, durante uma semana, em cada região, para executar serviços de limpeza de ruas, roçagem de áreas públicas, encascalhamento de estradas vicinais, abertura de ruas, recolhimento de lixos e entulhos, entre outras ações.

O secretário Giuseppe Vecci deu início ao Programa Patrulhas do Desenvolvimento na segunda-feira, dia 14, em Trindade. Nesta terça-feira, dia 15, serão atendidos os municípios de Formosa e Iporá. “Nós estamos apoiando os municípios para auxiliar na limpeza, arruamento e melhoria das estradas vicinais na zona rural. Esse programa faz parte de outras ações do governo para que possamos ter um desenvolvimento mais equilibrado e harmônico, para que as pessoas tenham melhores condições de vida”, ressalta Vecci. O cronograma desta semana segue na quarta-feira, dia 16, para Buriti Alegre; na quinta-feira, dia 17, estará em Minaçu e, na sexta-feira, dia 18, em Damianópolis e Petrolina de Goiás. A meta do Governo do Estado é atender todos os municípios goianos até junho de 2014. Este ano serão contemplados cerca de 65 municípios.

O programa Patrulhas do Desenvolvimento faz parte do Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI) do Governo Estadual, que contempla a área de desenvolvimento regional e municipal com projetos, obras e ações voltados para os municípios. “Nós vamos utilizar as máquinas na área urbana e na zona rural. Nós estamos com uma demanda muito grande nas ruas não-pavimentadas da cidade. Vamos atender também o nosso Distrito Agroindustrial. Formosa não tem condições, no momento, de adquirir caminhões e máquinas”, salienta o prefeito de Formosa, Itamar Barreto.

O produtor rural e advogado Brasil Correa planta grãos e cana-de-açúcar em Formosa, na região do povoado JK. A distância de sua propriedade rural até a BR-020 é de aproximadamente 25 quilômetros. O trecho não é pavimentado. “A situação no momento é caótica. É uma estrada vicinal que recebe mais de 2,5 mil carretas por ano, cada uma delas carregada com 40 toneladas. Há cerca de cinco anos estamos sem obras de manutenção. Nessa região estão concentrados produtores de grãos e criadores de gado bovino. O programa Patrulhas do Desenvolvimento tem uma importância significativa para o desenvolvimento do município e região. Ele vem para amenizar um problema gravíssimo. Esperamos que outras iniciativas, nessa área, sejam firmadas para atender a zona rural”, frisa Brasil Correa.

Segundo o secretário Giuseppe Vecci, o Governo do Estado firmou com o prefeito Itamar Barreto, de Formosa, a reforma da Praça Rui Barbosa; da Praça do Skate, em Formosinha; a construção do Vapt Vupt e a doação de uma pá carregadeira. “O governador e o secretário Giuseppe Vecci anunciaram, recentemente, a obra da Barragem do Bandeirinha, um sonho da cidade; o Credeq, a reforma da nossa principal praça, a reforma da praça da Formosinha, o recapeamento de vias urbanas, a reforma de escolas e a implantação do Vapt Vupt. São mais de R$ 100 milhões em investimentos”, afirma Itamar Barreto.

 

Do Portal do Governo de Goiás

Compartilhe!